kellerman1

Este Fotografar Palavras não é nenhum transtorno obsessivo-compulsivo, é sim uma nova reinterpretação através da fotografia de Tina Azinheiro, do livro Gastar Palavras do leiriense Paulo Kellerman.

Cada conto teve direito a um novo olhar, que desta vez deixou de ser do próprio autor, para passar pela lente fotográfica, bem como quatro contos reproduzidos integralmente. O resultado final foi lançado sob a forma de e-book, um suporte que não é novo para o escritor de Leiria.

A Preguiça falou com o escritor sobre isto mesmo:
“A ideia dos ebooks (este já é o sétimo) é colaborar sempre com alguém. Já trabalhei com fotógrafos, pintores, ilustradores, músicos e escritores e é essa a motivação principal, trabalhar com outras pessoas e procurar novas dimensões para o meu trabalho. Fica portanto implícito que tenho sempre muito gosto em ver o meu trabalho recreado, retrabalhado ou o que seja por outras pessoas, gosto de perceber as dimensões que os outros lá encontram e perceber o que constroem a partir disso”, afirmou o escritor.

“Sobre este projecto em concreto, já houve uma colaboração com a fotógrafa Tina Azinheiro, em que ela seleccionou vinte fotos dela e eu escrevi vinte contos originais, inspirados nas fotos; na altura, para além do ebook, fez-se também uma exposição. Neste caso, fizemos um bocado ao contrário… ela pegou num livro meu e, a partir dos textos, criou fotos”, esclarece.

Já embutido no espírito Preguiça, Paulo Kellerman confessou o seguinte: “Posso dizer que este e-book foi bastante preguiçoso, uma vez que não fiz nada, foi a Tina que teve todo o trabalho.
Esta coisa dos e-books foi desde o início uma colaboração (mais ou menos) com o semanário Região de Leiria, pelo que estão todos disponíveis a partir do site deles (ou directamente na plataforma Issuu). Além de visualizar, também se pode fazer download, sendo tudo de borla”.

O livro foi originalmente publicado em 2005, e recebeu na altura o Grande Prémio do Conto da Associação Portuguesa de Escritores. No final do ano passado, o livro Os Mundos Separados que Partilhamos, foi editado em Espanha.  Paulo Kellerman tem cinco livros publicados:

Miniaturas, 2001
Gastar Palavras, 2005
Os Mundos Separados que Partilhamos, 2007
Silêncios Entre Nós, 2008
Chega de Fado, 2010

No formato de e-book, tem os seguintes títulos:
Sincronismos, 2009
Céu Nublado, com o fotógrafo Alexandre Louro, 2009
Silêncios Ilustrados, com o ilustrador Licínio Florêncio, 2010
Apenas de Passagem, com a fotógrafa Tina Azinheiro, 2010
Consultório, com a pintora Joana Lucas, 2011
Kellerman Remixed, com António Cova, António Martinho, David Teles Ferreira, Fernando José Rodrigues, Licínio Florêncio, Luís Mourão, Luísa Marques da Silva, Micael Sousa, Nelson Brites, Paulo Assim, Pedro Miguel, Sílvia Alves, Sílvio Silva, Simão Vieira e Wilson Gorj, 2011
Fotografar Palavras, com a fotógrafa Tina Azinheiro, 2012

Link e download gratuito de “Fotografar Palavras”

Texto de Pedro Miguel

(publicado em 10 Janeiro 2013)