Escutismo: R. L. Burnside – Come On In

RL-BURNSIDE-COME-ON-INSempre em redor do Mississipi, Burnside alternava os seus afazeres entre o cultivo da terra e a venda de peixe, e só depois de ouvir Muddy Waters é que resolveu começar a fazer das suas em tons de azul.

Se é verdade que a década de 1960 já lhe conhecia discos, também não podemos esconder que antes dos anos 90 e das colaborações com Jon Spencer, RL não passava de um mito para uma imensa minoria. Felizmente à beira do ano 2000 os blues cruzam as suas raízes com a música de dança e Burnside passa a ser venerado como um novo guru, muito à custa deste Come On In.

Se a partir dos anos 90 a sua história se começa a identificar com a própria expansão da editora Fat Possum (que tinha na sua imagem e na de Junior Kimbrough as maiores referências), a vontade de explorar os seus blues já conhecidos por uma toada crua e de os “sujar” com elementos pouco convencionais (como a electrónica) faz de Come On In um disco mítico onde refrões como o tema título, “Let My Baby Ride”,“It’s Bad You Know” ou “Rollin’Tumblin” facilmente colocaram o avozinho nas pistas de dança.

Depois aparecem invariavelmente os rasgados elogios de nomes como Black Keys ou Jack White, mas quem o redescobriu e devolveu ao meio foi mesmo Jon Spencer, no disco assinado a meias A Ass Pocket of Whiskey.

Depois desta nova vida, Burnside estava preparado para correr o mundo e começar a ter os créditos merecidos, mas um ataque cardíaco em 2001 deixa-o incapaz de continuar a gravar e a fazer digressões. Em 2005 despediu-se de todos. Fica-nos a consolação de que ainda conseguiu viver alguns anos de glória e dar o seu contributo a esta pequena revolução que ressuscitou os blues e os colocou no seu devido lugar.

Texto de Hugo Ferreira
(Publicado a 11 Julho 2013)

Deixe uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s