pop up_2Charlie Chaplin dizia que “a vida é maravilhosa se não tivermos medo dela”. Oito leirienses com paixão pela criatividade acabam de improvisar em meia dúzia de dias uma nova pop up store que tem inauguração marcada para este sábado.

Iluminação, mobiliário e complementos para interiores, mas também fotografias de autor, ilustração e instalação, calçado, acessórios em crochet e vinhos biológicos. Tudo isto vai estar à venda no espaço Improviso, nos próximos dois meses. A pop up store junta oito criadores, empresas e marcas de Leiria num edifício com mais de cem anos, ali entre a Sé e o antigo paço episcopal. No final do ano, cada um arruma a trouxa e segue à sua vida.

A Improviso partiu da arquitecta Sílvia Bernardino, durante um passeio a pé, no último sábado. Depois da ideia, bastaram alguns telefonemas entre amigos. Em poucos dias a tenda fica montada, mas hoje, quinta-feira, ainda decorrem preparativos. A abertura está agendada para depois de amanhã, dia 2, durante a sétima edição do Shop On, iniciativa que prolonga o horário do comércio independente até à meia-noite, no centro da cidade.

Diante do número 5 da Rua D. Sancho I há uma declaração grafitada na parede que Sílvia Bernardino diz, por brincadeira, resumir o espírito da nova pop up store: “Também não sei viver / Estou a improvisar!”. Outra coincidência interessante é o facto de o espaço que no século passado acolheu um armazém de vinhos e produtos alimentares, da família Marques da Cruz, receber agora os vinhos produzidos pelo bisneto, António, na freguesia da Barreira. Além da Quinta da Serradinha e dos seus produtos biológicos, estão representados a loja Onze, as marcas Caruma e Green Boots, os designers Paulo Santos, Rita Cordeiro e Sandrine Vieira e a fotógrafa Carla Sousa.

O evento inaugural está no Facebook (aqui). Só falta explicar que as pop up stores são lojas temporárias, instaladas em locais estratégicos, conceito que emergiu nos Estados Unidos, Inglaterra e Japão ainda nos anos 90.

Texto de Cláudio Garcia
Fotografia de Ricardo Graça
(Publicado a 31 Outubro 2013)

Improviso
Sílvia Bernardino e Onze | Mobiliário e complementos de interiores
Paulo Santos | Mobiliário (site)
Caruma | Iluminação (site)
Rita Cordeiro | Acessórios em crochet (site)
Green Boots | Calçado (site)
Quinta da Serradinha | Vinhos e produtos biológicos (site)
Carla de Sousa | Fotografia de autor (youtube)
Sandrine Vieira | Ilustração e Instalação (site)