Roller derby _ Bruno Julião_23

Tal como a Preguiça noticiou em Outubro passado, o Roller Derby em Leiria veio para ficar. Já há equipa, baptizada como Black Rebel Roller Derby Club, e com isso, todo um admirável mundo novo ao nível da linguagem vem para nos trocar as voltas.

A começar pelo nome das equipas, em inglês, passando pelos nomes das atletas, que podem ser pseudónimos. De resto, todo o universo desta modalidade tem uma série de nomes técnicos, muitos deles com sentido de humor, o que revela um estado de espírito que importa descobrir, ou como cantava a outra nos anos 80: Girls Just Want to Have Fun! A Preguiça foi procurar alguns conceitos, e também falou com Dina Bastos, da equipa leiriense. Credo, isto é muita informação!

Roller Derby Desporto de contacto, praticado em patins de quatro rodas (quads), e maioritariamente feminino. É jogado cinco contra cinco, numa pista oval e na direcção contrária aos ponteiros do relógio. O jogo (bout) tem duas partes de 30 minutos, que são divididas em jogos de dois minutos (jams) e o objectivo é ganhar o máximo de pontos durante esses 60 minutos. Entre os jams há um intervalo de 30 segundos para as equipas se alinharem ou procederem a substituições. Por jogo, trabalham sete árbitros ao mesmo tempo.

Bout O jogo no seu todo e com fins competitivos.

Jam O bout é constituído por jogos de dois minutos chamados jams.

Jammer Uma espécie de ponta-de-lança, é uma patinadora identificada com uma estrela no capacete, que tenta passar pelas blockers da outra equipa. Cada jogadora da equipa adversária que for ultrapassada vale um ponto.

Blocker As blockers são as jogadoras que tentam bloquear a passagem da jammer adversária para impedir que esta passe por elas e pontue, ao mesmo tempo que tentam abrir caminho para que a sua colega consiga furar a barreira adversária que também ali vai. Juntas formam um pack.

Pivot É também blocker, mas parte mais à frente. É diferenciada por uma touca com uma risca; o papel dela é orientar as restantes blockers.

Caso a jammer estiver com muita dificuldade em passar as blockers da equipa adversária, pode retirar a touca e dá-la à pivot, que passa a ser jammer, a antiga jammer passa a ser uma blocker e a equipa fica sem pivot naquele jam – explica Dina Bastos

Pack – É o bloco compacto que as blockers formam para impedir que a jammer adversária passe. As quatro blockers de cada equipa formam o pack.

Scrimmage Jogo amigável entre duas equipas para ganhar experiência. É útil para formações em início de carreira.

Bootcamp Treino intensivo, aberto a quem quiser participar. Geralmente a intenção é cativar novas praticantes. Operação de charme, e é também uma oportunidade de treinar com outras equipas. Para ajudar nas despesas, ou para pagar a um formador especial, geralmente cobra-se um valor, que não sendo muito alto, dá jeito.

Suicide Seats Lugares na pista para quem quiser assistir ao jogo: ficam sentados no chão, nas curvas da pista. Um bocado como o rally, aqui há uns anos, mas com menores consequências, pese embora o facto de que levar com um patim pela cremalheira adentro possa fazer mossa.

Grand Slam – Cada ponto é ganho por cada jogadora adversária que se ultrapasse legalmente (sem cometer penalidades). Se conseguir fazer o pleno e passar as cinco, obtém um grand slam.

Unicorn – São 5 grand slams ou 25 a 29 pontos ganhos pela jammer.

Rainbow UnicornSão 10 grand slams, ou qualquer pontuação acima dos 50 pontos.

Zebra – O árbitro. São 7 ao todo em cada jogo, conhecidos pela sua farda às riscas brancas e pretas, mas também porque às vezes têm de deslocar-se em manada, por razões de segurança.

9 Month InjuryGravidez.

Derby Widow O/A namorado/a da/o praticante da modalidade. Como é um desporto muito absorvente em termos de tempo, diz que a malta fica viúva. A solução é apoiar a equipa também.

Manual de instruções:

Equipa de Leiria:
Black Rebel Roller Derby Club
https://www.facebook.com/brrdc
http://instagram.com/brrdc_leiria

Texto de Pedro Miguel
Fotografias de Bruno Julião (Idioteca – Oficina de Ideias)
(Publicado a 30 Janeiro 2014)