crepes_5

Disseram que é bom e lá fomos nós fazer a prova dos 9. É mesmo bom. Aliás, nenhuma casa de crepes se safava nesta cidade onde se come tão bem se assim não fosse, e já lá vão sete anos de portas abertas, em Leiria.

Permarcati: não, não é nenhum nome estrangeiro de um qualquer ingrediente italiano. O nome do estabelecimento resulta de uma mistura de Catarina e Maria, que por acaso são irmãs de apelido Pereira. Agora metam isso no shaker e… Permarcati, não?

Adiante: estas duas jovens gerem o negócio que as próprias montaram e têm em mão uma reputada creperie-geladaria de que todos falam bem.

Crepes doces e salgados com sugestões invulgares como camarão ou frango de caril, porco com bechamél e queijo ou à francesinha, ou ainda para os gulosos, com leite condensado e biscoito, strudell ou doce de castanhas com nozes e chantilly.

Estas e mais umas 40 sugestões compõem só a secção de crepes e waffles da carta. Mais à frente há tostas de carne picada, queijo brie ou carne assada, entre outras mais comuns. E se a dieta não permitir grandes aventuras, sugerem-se várias saladas que vão muito além da alface e do tomate.

crepes_6

Na Permarcati servem-se almoços, mas a sala acolhedora também convida a lanches de chá com pétalas de girassol ou malmequer, capuccinos, irish coffees, cafés com nutella e chatilly ou chocolates quentes com gemas de ovo e avelãs.

Por estes dias de sol é a esplanada que marca pontos, e já que se falou em gulosos, além de especialistas em crepes, as irmãs afinaram também o jeito para os gelados artesanais, que muitas vezes são guarnição dos crepes mas também se servem ao cone, em tulipas ou naquelas taças grandes e bonitas que convidam a uma coisa a dois.

crepes

E se quiserem ter desculpa para atacar uma destas todos os meses, saibam que há uma para cada mês do ano. Se forem mesmo fãs de gelado, então apostem tudo no rodízio e encham essas barrigas até ficarem para lá de felizes.

Catarina e Maria assumem-se criativas e isso salta à vista com as sugestões arrojadas da Permarcati. Sem medo na cozinha, sem medo de arriscar e com muito profissionalismo, estão para ficar e prometem novidades de comer e chorar por mais.

Permarcati
Morada: Avenida Engenheiro Adelino Amaro da Costa
2415-367 Leiria
Telefone: 918 585 397
Horário: terça a quinta, 10h30-19h00 | sexta, 10h30-2h00 | sábado, 13h30-2h00 | domingo, 13h30-19h00
Encerra à segunda-feira
Tem take-away

Texto de Paula Lagoa
Fotografias de Ricardo Graça
(Publicado a 13 Março 2014)