mercearia da avó_3

Caseirinhos, tradicionais, artesanais e nacionais. São assim os produtos da Mercearia d’Avó, de portas abertas desde Novembro no Largo do Gato Preto, no centro histórico de Leiria.

Diria que é o lugar ideal para curiosos, gulosos e cozinheiros requintados. Na Mercearia d’Avó encontramos desde bombons artesanais aos azeites de pequenos produtores, passando pelas conservas nacionais, ou mesmo por uma oferta alargada de chás que curam as mais variadas maleitas.

Salva brava para gripes, febres e tensão arterial. Urtiga, um diurético que também ajuda na fadiga intelectual. Perpétua roxa para a voz e valeriana, que cheira mal que se farta mas é um excelente tranquilizante, entre muitos outros para descobrir, alguns até em bolbos cuja flor desabrocha quando largados no bule do chá.

Por estes dias quentes, destaque ainda para o chá frio. Uma mistura de frutos e ervas cujo aroma é indiscritivelmente bom e que tem encantado casais de noivos à procura de brindes originais para oferecer aos seus convidados, conta Lisete Rosário, a proprietária.

mercearia da avó_7 mercearia da avó_8 mercearia da avó_2

À semelhança dos chás, aqui também se fazem saquetas de guloseimas para festas infantis e outras ocasiões especiais, “procurando sempre dar ao cliente uma sugestão de um presente original”.

E a Mercearia d’Avó é assumidamente um lugar onde se encontram mimos especiais para quem se gosta, especialmente para quem gosta muito de si mesmo.

São diversas as sugestões que cativam, quer seja pela originalidade do produto ou mesmo da embalagem, pelo cheiro, pelo sabor ou até pela surpresa de algumas coisas menos vulgares que lá se encontram, como o vinagre de mel, a flor de sal com ervas ou açúcar aromatizado.

E se não precisarem de desculpa para ir até lá, aproveitem esta: beber uma bica de cápsula Nicola por 0,55€ enquanto descobrem.

Falta ainda dizer que a Mercearia d’Avó também abre as suas portas a workshops. O próximo é já no sábado, dia 21 Junho, pelas 14h30 e destina-se a todos os que queiram aprender a fazer sabonetes artesanais, a partir de sabão natural, 100% vegetal. As inscrições estão abertas.

Mercearia d’Avó
Largo Paio Guterres, loja 4 (Gato Preto)
Leiria
Tel: 911 765 466
Horário: Segunda a sábado, das 10h-13h e 14h30-19h
Encerra ao domingo

Texto de Paula Lagoa
Fotografias de Ricardo Graça
(Publicado a 19 Junho 2014)