Miguel Brites

Miguel Brites

Esta semana entrei num sítio que julgava ser um café e descobri que tem, entre outras coisas boas, pizzas em forno de lenha e arepas, uma especialidade venezuelana. Chama-se Carikas e fica ali na Guimarota, em Leiria.

Fiquei logo surpreendida, pois saberão os apreciadores de pizza que já não há muitos sítios onde as encontrar com aquele cheirinho especial que a fogueira lhes dá. Além disso, e não menos raro, por aqui é uma mulher que mete a mão na massa e que domina a técnica da base fininha e estaladiça.

Já no que toca aos ingredientes, Pollyanna Quintão não interfere: trabalha com o que o cliente escolhe. O preço é fixo: 7 euros. Molho de tomate e queijo fazem sempre parte do recheio, juntam-se-lhe então quatro ingredientes à escolha do freguês, espera-se que coza e… ao ataque aqui mesmo ou para levar.

Nós decidimos comer por aqui mesmo e enquanto esperamos vamos lá ver o que se pode petiscar. Moelas, pica-pau, caracóis, saladas, arepas… Arepas? O que são arepas? Nunca vi, nunca comi, não faço ideia o que seja. Isso agrada-me à partida.

Explica-nos então o gerente, Miguel Brites, que é uma especialidade venezuelana, país onde nasceu e tem família. Ora as arepas são um pãozinho especial, feito com farinha de milho, também cozido no forno a lenha e que se pode comer simples ou recheado, normalmente com carne guisada desfiada.

pizza em forno de lenha

pizza em forno de lenha

Arepa de frango

Arepa de frango

No Carikas é possível escolher entre frango, atum ou queijo e fiambre. Aceitámos a sugestão da casa, fomos no frango e rapámos tudo até às migalhas. Só pedimos uma para provar, até porque as nossas pizzas estão no forno, mas se experimentarem não tenham medo, que uma por pessoa não deixa ninguém enfartado.

Para molhar o bico – que isto a seco não tem piada nenhuma – fomos numas imperiais. Aqui as loiras são vigorosas, geladinhas, comparável a uma boa jola de cervejaria, outro ponto forte a assinalar no Carikas.

Isto de repetir o nome do espaço em todos os parágrafos não é nenhuma estratégia para o memorizarem. É que não posso chamar-lhe restaurante, porque não é um restaurante, embora tenha muitas coisas para comer e até diárias ao almoço. Chamar-lhe café não faria jus à oferta alargada que tem. Só bar muito menos.

O Carikas é uma mistura disso tudo. É essencialmente um sítio económico, onde reina a simpatia e a boa disposição. Um lugar para comer, para estar, para beber umas imperiais e uns gins ao fim da tarde e pela noite dentro, para descontrair ou fazer a festa.

Esta sua identidade multifacetada faz com que haja dias de futebol com petiscos e cerveja. Jantares para grupos com cabrito no forno a lenha, sunsets na esplanada regados a gin, ou simplesmente um pitstop para a bica ou para ir buscar pizzas. É que o estacionamento mesmo à porta também ajuda. No Carikas, se vais ficas!

  • Carikas, caffe & bar
    Morada: Rua Vale de Lobos, nº 43 |Guimarota, 2410-078 Leiria
    Telefone: 244 815 338
    Horário: terça a sábado, das 11h00 às 2h00 | domingo, das 14h00 às 2h00 (atenção que ao domingo só há pizzas e arepas a partir das 18h).
    Encerra à segunda-feira.

Texto de Paula Lagoa
Fotografias de Rafael Silva
(Publicado a 31 Julho 2014)