DSC_0151

Há dias em que sentimos que qualquer coisa dentro de nós grita por um bom bife. Nesses dias só uma boa chicha é capaz de nos satisfazer. Quando isso vos acontecer, não hesitem: vão à Cervejaria Guerra, em Leiria, que eles dão-vos cabo desse bicho.

Há quatro anos de portas abertas, a Cervejaria Guerra não é um restaurante de enchentes e algazarras, apesar da centralíssima localização, na rua Machado dos Santos, mesmo ao lado do Clube Suite, tem-se mantido discreto e até selectivo.

E como é que um restaurante que não anda na boca do povo sobrevive em tempos de crise durante tanto tempo? É fácil, ou pelo menos parece: com a fidelização de clientes satisfeitos que passam a palavra a quem interessa. Assim acredita a família Guerra.

Em termos de menu, são algumas as apostas ganhas que fazem com que quem vai ao Guerra lá volte. Nós mergulhámos num bife à Guerra e num tagliatelle de camarão e podemos garantir que o sabor é ainda melhor do que as imagens vos possam sugerir. Aliás, decidir entre dar cabo do bife até ao fim ou ensopar o molho em pão foi difícil. Sem medo, fizemos ambas as coisas, só que tivemos de sair a rebolar.

DSC_0095_1 DSC_0103_1

Quanto ao tagliatelle, cozinhado com óleo de palma e camarões que enchem a boca, diz Idalina Guerra, a proprietária, que “é um prato muito pedido por mulheres” mas que “os homens acabam sempre por dar uma ajuda às companheiras”.

E já que falamos de partilha, são alguns as sugestões da carta que se confeccionam para duas pessoas, entre eles a massa de peixe (com cherne) e o bife à chefe, um naco de carne de vaca grelhada acompanhado de camarão e muita fruta. Este ficou por provar, será certamente a aposta numa próxima visita.

E se por acaso a ideia for só petiscar, há camarão à guilho, amêijoas à Bulhão Pato, cogumelos salteados, ovo mexido com farinheira, choco frito, picapau de vaca, moelas, pregos, salas de marisco, ovas, bacalhau, entre outras coisas que me estão a fazer salivar neste momento.

Para terminar, e antes que ensope o teclado, resta-me ainda sugerir que provem o doce de ovos com ginja. Uma bomba calórica que vale cada décima de colesterol que se ganha.

Cervejaria Guerra
Morada:  Rua Machado dos Santos, nº 13
2410-128 Leiria
Tel: 244 882 584 / 917 747 362
Encerra ao domingo.

Texto de Paula Lagoa
Fotografias de Rafael Silva
(Publicado a 9 Outubro 2014)