Preparados para três dias de arromba? O vosso magazine preferido organiza um concerto numa loja de bicicletas, traz a nova geração de humoristas a Leiria e recupera as melhores imagens do grande artista, o fotógrafo cronista, Ricardo Graça.

Vem ter connosco, esses ossos precisam de ar puro. A Preguiça é bicho carpinteiro, inquieto, desassossegado, só está bem a inventar – e desta vez inventa um fim-de-semana de criatividade, cultura urbana e rambóia, com eventos para todos os gostos. Uns à borliu, outros não, dá para rir e reflectir, escutar e observar.

Numa frase: concerto dos conimbricenses A Jigsaw, espectáculo de stand-up comedy com o colectivo Rebanho de Gambas, exposição do Ricardo Graça no espaço Nau.

Vamos aos detalhes.

Rebanho de Gambas

REBANHO DE GAMBAS fotoSTAND UP COMEDY
Sexta-feira, 14
Leiria
Teatro Miguel Franco
21h30

Um bando de lunáticos e delinquentes que tem conseguido enganar meio mundo. A revista do Expresso até já publicou uma página sobre o Pedro Durão, rapaz de Porto de Mós (entrevista Preguiça aqui) a quem o pessoal de Lisboa acha muita piada.

Uns trabalham na televisão (5 para a Meia Noite e programas mais duvidosos), outros colaboram com nomes que realmente contam no humor português, às vezes juntam-se e esgotam salas – no Teatro Villaret e no Famous Humor Fest, por exemplo.

Além do Pedro Durão, no Rebanho de Gambas temos o Diogo Faro (do projecto Sensivelmente Idiota), o Diogo Abreu, o João Pereira e o Pedro Sousa. Dizem que são o mais bonito e arrojado grupo de comédia nestas paragens e querem revolucionar o mundo, mesmo sendo um colectivo com nome de restaurante. Se não conseguirem o mundo, prometem revolucionar um café de esquina.

Contamos convosco para lhes fazer a vida negra.

Ricardo Graça

10151844_10202980602931682_2533466115824156780_nEXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
Sábado, 15
Caldas da Rainha
Espaço da Associação Nau
Rua Sebastião Lima, 16
18h00

A Nau, arte contemporânea e cultura local, é uma associação criada nas Caldas da Rainha que tem como objectivo – e muito bem – a valorização da criação artística.

No mês passado, certamente por engano, estes marinheiros do Oeste enviaram uma mensagem simpática à Preguiça que era o prenúncio de uma nova ponte. Nós abrimos a garrafa, lemos o papelinho enrugado – e mesmo sabendo da nossa própria indigência, dissemos logo que sim.

E agora, o que é que se faz? Para evitar um incidente diplomático entre Leiria e Caldas da Rainha, enviámos o nosso melhor homem: Ricardo Graça. São as imagens dele que vão impedir a Preguiça de passar vergonha no meio dos artistas.

Dizem que o melhor trabalho do fotógrafo cronista são retratos, o que é verdade, mas ele também dá uns toques no conceptual armado ao pingarelho. Se não acreditam, vão lá ver com os vossos próprios olhos.

a Jigsaw

CONCERTO
Domingo, 16
Leiria
Verso Bike Shop
Rua Doutor Correia Mateus, 36 (junto ao Mercado de Santana)
16h00

Os a Jigsaw desafiaram-nos para lhes encontrar um lugar fora da caixa onde pudessem apresentar o seu último disco, e nós, que não somos de fugir com o rabo à seringa, marcámos a coisa para a Verso – Bikes, Components & Apparel. Depois não digam que nunca viram um concerto numa loja de bicicletas!

Há tempos, a Preguiça Magazine Coimbra, a jogar em casa, também recebeu os seus conterrâneos e fez aquele vídeo ali em cima, que está uma categoria.

Como nada na carreira da dupla de multi-instrumentistas João Rui + Jorri surge por acaso, há uma razão para tudo o que existe no quarto álbum dos a Jigsaw, editado a 27 de Outubro. Depois da perda da inocência e da construção da identidade, No True Magic trabalha sobre um novo conceito: a aceitação dos termos da nossa mortalidade.

As raízes continuam a ser a folk, os blues, a literatura e o imenso talento que a revista francesa Les Inrockuptibles não se cansa de assinalar.

Podem escutar e comprar No True Magic em ajigsaw.net.

Texto de Cláudio Garcia
Fotografia de Bruno Pires (a Jigsaw), Ricardo Graça e Rebanho de Gambas
(Publicado a 13 Novembro 2014)