hus1“Chaaaá, chá da Índia, chá da Pérsia, chá chinês. Camomila, erva-doce e hortelã”. Quando chegares ao fim, esta música não te vai sair da cabeça. Assim, o melhor é aproveitares a visita guiada que a Preguiça preparou para ti. Da China à Índia, da Turquia ao Sri Lanka, fazendo um pequeno desvio para os Açores e aterrando, às 5 em ponto, na Casa Hus, em Leiria, para um chá de ficar com os olhos em bico.

Nas Galerias Jardins do Lis, em Leiria, a Casa Hus, que para quem não percebe japonês arcaico significa Casa do Bule, é um verdadeiro salão de chá. São 82 variedades – de chás e infusões – que, segundo Pedro Leitão, o proprietário, não se ficam por aqui. O objectivo é chegar às duas centenas. Ali, para além de degustar, o cliente ainda pode comprar pequenas embalagens, preparadas por Pedro, para levar para casa.

Quem ainda pensa que camomila, cidreira ou tília são chás, desengane-se. “Existem apenas quatro tipos de chá: amarelo, verde, preto e branco, ou seja, têm na sua base a camellia sinensis (planta do chá). Se ela não existir, então não é um chá, mas sim uma infusão”, explica Pedro. Àqueles juntam-se outros ingredientes como frutas ou especiarias e os seis transformam-se, como por magia, em 10 mil. Afrodisíacos, relaxantes, adelgaçantes, digestivos, depurantes ou aromatizados. Há-os para todos os gostos.

Com formação em fitoterapia e naturopatia, Pedro consegue analisar o cliente e aconselhar o melhor chá. “Gosto de brincar com os sabores, dando à pessoa aquilo de que necessita, mas sem fugir ao seu gosto pessoal”, diz.
Para os conhecedores desta bebida originária da China, na “Casa do Bule” podem encontrar os tradicionais Darjeeling, Sencha, Earl Grey, Matcha, Assam, ou então pedir um Paixão Secreta, um Sete Véus ou um Paquistanês e esperar pelo que acontece. Há os especiais da casa, os para os mais pequenos, os para os mais gulosos e um especial para a época em que vamos entrar, o Natal.

hus3Com quase um ano de existência, a Casa Hus foi criada para vender chás de qualidade, que marcam a diferença. Contudo, segundo Pedro, “a cultura do chá em Leiria ainda não está muito desenvolvida”, daí que tenha optado por vender também outros produtos, desde que sejam de qualidade e sejam raros aqui na região, que é como quem diz gourmet.

Biscoitos doces ou salgados, conservas, compotas oriundas dos Açores e de Penafiel, queijos e enchidos alentejanos e açorianos, patés, licores, em garrafa ou em shot, mel com diferentes sabores, condimentos que vão bem com um chá ou até mesmo com um vinho ou um espumante, que também se vendem ali. A partir de Janeiro vai ser possível encontrar ainda especiarias, cerca de 25.

Para os amigos que têm amigos apreciadores destes produtos gourmet ou para aqueles que gostam de oferecer prendas originais, que não fiquem a apanhar pó numa qualquer prateleira, podem visitar a Casa Hus para comprar cabazes, personalizados, em cesto de vime, alentejano ou caixa de cartão. Aproveitam e provam um chá, ou 82. É ao gosto do freguês.

Casa Hus
Av. Dr. Adelino Amaro da Costa, lt.21
Galerias Jardins do Lis, loja 45
Horário: Todos dos dias das 10h às 20h
Tel: 244 047 392 | 914 296 002
facebook.com/www.casahus.pt

Texto de Joana Areia
Fotografias de Rafael Silva
(Publicado a 27 Novembro 2014)