zorbaCircularidade do Quadrado: conversas ao sabor da actualidade, de 15 em 15 dias, gravadas perante nenhuma audiência. Alexandre Louro pergunta, Renato Carreira responde.

Não entrávamos ao serviço na Preguiça há mais de um mês. Temeste que fizéssemos parte da lista de funcionários a dispensar, mobilizar, embalsamar, ou lá o que é, do Governo?
Temi. E confesso que comecei a procurar alternativas, que a vida não está para menos e o dinheirinho extra que me pagam faz muita falta. Iniciei conversações com a Dica da Semana do Lidl e estive muito perto de me transferir. Houve só uma questão relacionada com o número de latas de salsichas que me pagariam como bónus por cada resposta citada na CMTV. Mas a Preguiça voltou e a decisão foi fácil. Acho que sou muito mais hipster do que mercantil.

O que é que achas desta reformulação que eles fizeram nisto? Fraquinha, não? Faltam ali em cima uns bibelots.
Está giro. Gosto das imagens grandes. Mas agora fiquei preocupado. Achas que os leitores me vão levar a mal por insinuar que são hipsters? Espero não ser alvo de fotografias com filtros irónicos no Instagram.

Creio que já te perguntei isto, mas não me apetece ir ver ao arquivo: o que fazer para travar o Estado Islâmico?
Também já não me lembro da resposta. Se lembrasse, levarias exactamente a mesma. Como a memória não colabora, proponho que lhes aticemos o público do Você na TV comandado por Cristina Ferreira, a verdadeira caricatura de Maomé.

Depois da vitória dos extremistas radicais extremados, o que vai ser da Grécia, oh meu deus?
Vão para a bancarrota. Desemprego brutal, fim da classe média, miséria generalizada, caos político. E tudo por terem votado no Syriza. Bem feita.

E de Passos Coelho?
Passos Coelho merecia ter vinte Zorbas a dançarem-lhe nas trombas.

“Sei coisas da Violetta que não posso dizer a ninguém, mas que não me deixam dormir à noite”

Como imaginas a RTP de Nuno Artur Silva?
Não preciso de imaginar. Já existe. Chama-se Canal Q.

Que sentimentos te desperta o nome Dolly Menga, que se transferiu do Benfica B para o Braga?
Estes: nostalgia, contentamento, angústia.

Figo quer assinar pela FIFA para jogar por quem?
Pela Juventus e pelo Parma, provavelmente. Ao mesmo tempo.

O que vais dar ao Gustavo Santos no Dia dos Namorados?
Um beijo daqueles.

O paraíso gay Mykonos ansia pela chegada de José Rodrigues dos Santos?
Sim. Um indivíduo que apregoa ter um talento tão comprido será certamente um sucesso.

Harry Styles, dos One Direction, tem novo amor. O que é que isto implica para o mundo, além de ser uma tentativa para trazer aqui ao engano meninas excitáveis, através da pesquisa do Google?
Tenho medo de não ter sido suficientemente claro na resposta anterior. Por “talento tão comprido”, referia-me ao pénis de José Rodrigues dos Santos, que o mesmo insinuou num livro ser característica dos homens da sua família. Como a pergunta era sobre os One Direction, achei que ficaria respondida apenas por usar a palavra “pénis”.

“Leiria: Capital Mundial da Diabetes”

Balanço final dos concertos dos Violetta em Portugal?
Sei coisas da Violetta que não posso dizer a ninguém, mas que não me deixam dormir à noite. Sei eu e alguns padres exorcistas do Vaticano. Fiquemos por aqui.

Depois de uma casa de crepes com Nutella, de uma cena dedicada a pastéis de nata, de iogurtes gelados e outras coisas doces e salgadas, Leiria vai ter uma loja dedicada a brigadeiros. O que se passa com esta gente?
Leiria, capital mundial da diabetes 2023.

Surpreende-te ter sido encontrada em Leiria uma cobra com 150 milhões de anos?
Não surpreende nada. Porque perdi uma cobra com 150 milhões de anos uma vez que aí fui comer uns pastéis de nata gelados com Nutella. Guardem-ma, por favor.

Amor é o tema do Festival do Chocolate de Óbidos este ano. Partilha aí com os leitores da Preguiça um fetiche sexual dos teus com chocolate.
Envolve o António Vitorino vestido apenas com uma tablete Regina daquelas com sabor a fruta e muito fininhas. E um disco de êxitos do Paco Bandeira.

Um cavaco:

cavaco

 

 

 

 

 

 

Um ancinho:

anc

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma hipófise:

vasco

 

 

 

 

 

 

Na internet
Alexandre Louro: diospirojoyeux.blogspot.pt
Renato Carreira: inepcia.com

(Publicado a 5 Fevereiro 2015)