Se pensam que vamos aqui falar dos prémios mais badalados do cinema hollywoodesco, esqueçam… é clicar na cruzinha alí em cima do lado direito e ir directo para a secção do Sarnadas/Catarina Mamede… do que se vai falar aqui não é de prémios, até porque depois do primeiro já eu estava a dormir, e enquanto não mudarem o fuso horário não consigo ver em directo, nada a fazer.

Vamos sim mandar postas de pescada sobre o “antes”, a passadeira vermelha, os trapos, vá. E os penteados. E os sapatos e assim. Acordámos a fashionista que há em todos nós, (confesso que percebo tanto de vestidos de gala como de vinhos, e é com base nesse pressuposto que faço esta análise, ou gosto ou não gosto, parece simples né?) e vai de escrever esta crónica, que espero vos elucide da próxima vez que tiverem de ir aos Óscares. De nada, de nada, aqui na Preguiça gostamos sempre de ajudar os leitores nas suas dúvidas existenciais mais prementes…

Começamos pelos melhores, na categoria “Se eu fosse aos Óscares também gostava de ir assim”:

scarlett-johansson-oscars-2015-academy-awards-leadPois que a nossa Scarlett, para além de ser um portento de mulher (e ter tido uma filha em Setembro), está já muito compostinha no seu vestido verde garrafa. Um corte simples mas que favorece a sua linha impecável e que permite ali aquele “excesso” que ainda não percebi muito bem se faz parte do vestido ou das jóias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

oscars-2015-best-dressed-cate-blanchett
Para mim foi o melhor, o preto é para quem não arrisca mas depois o colar (diz que é um “statement necklace”, vejam lá quão fashionistas nós estamos…) a mostrar que arrisca sim senhora, e já ganhou! O penteado podia ser mais trabalhado, mas dizem os entendidos que faz parte da irreverência, e se calhar até é verdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

reesedress22f-1-webA Reese é uma pessoa assim meio pãozinho-sem-sal que normalmente me apetece encher de estalos, não sei porquê… mas o vestido é bonito, sim senhora, está muito elegante do alto do seu metro e meio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

87th Annual Academy Awards - Arrivals
Este vestido, para além de ser original e muito bonito, assentava que nem uma luva na Lupita. Diziam os comentadores de serviço que não era um vestido para toda a gente… pois não, mas ficou excelente, por isso não vejo qual é o enigma. O pior é a dor de costas que a rapariga devia ter, aquilo diz que tinha para lá de 6000 pérolas e é bem capaz de ser pesado…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avançamos para a categoria “Não está mal mas também não está txaran…”

emma-stone-oscarsOs tons nude pelos vistos estão na moda, houve vários ontem. O vestido até que é giro, sim senhora, mas morre muito no tom de pela da Emma, fica assim um bocadinho triste. Faltou-lhe ali qualquer coisa…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

rosamund-pike-vestido-oscar-2015-tapete-vermelho-1200x1806
Tenho que dar razão ao Cláudio Ramos, por muito que me custe. Vestidos vermelhos na passadeira vermelha… não serão certamente a melhor ideia do mundo. Mas este até é engraçado. E os sapatos não se vêm nesta imagem, mas são umas sandálias de tiras lindas de morrer. Ganhou mais uns pontinhos por causa disso…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

maeefilha
Acho fofinho irem assim as duas, mãe e filha, a primeira ainda pouco refeita por já não ter o seu António para a levar pelo braço, a segunda envolta num dos filmes mais polémicos dos últimos tempos, ainda não percebi bem porquê. Estão benzinho, mostram bem a melhor maneira de marcar a diferença de uma geração, mas também não levam nenhum Oscar por isso…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

jennifer-lopez-oscars-2015-academy-awards-ftr1
Menção honrosa para a Jenninha. Estava bem, mas mais uma vez o tom do vestido é demasiado parecido com o tom de pele. Já sei que andava lá outra senhora com um vestido igual, mas isso não é desprimor nenhum para a Jennifer, ninguém consegue competir com este corpo, nem sequer com um vestido igual.O pesadelo de levar um vestido igual ao de alguém só afecta quem fica pior no vestido.

 

 

 

 

 

 

Depois temos os meus preferidos, os melhores dos piores, ou “Olhem para mim a fazer figuras tristes em frente a tantos fotógrafos”:

Marion_Cotillard_2Então mas… ó menina Cotillard, uma menina tão engraçadinha vai-me assim com esse vestido de rede esburacada branca! E depois como se não bastasse, a parte de trás faz fole e tem ali uma barra preta que parece que vai sentada no vestido. Ts ts ts…

 

 

 

lorelei_linklater

 

 

 

 

 

 

 

 

Não vou referir o ar de seca com que a rapariga estava, nem sequer vou falar do sapatinho de salto compensado que parece ali dos 999, mas penso que o vestido fala por si. Uma conjugação de pretos/vermelhos a fazer lembrar as sevilhanas, com as flores ajudar, com uma racha que faxavôr e as maminhas a espreitar por entre rendas e transparências. E as unhas, e os anéis… só posso acrescentar uma coisa: Olé!

 

 

 

lady-gaga-zoom

 

 

 

 

 

 

Quando a vi a chegar pensei: “Olha, queres ver que a Cruella de Vile também foi aos Oscares este ano!!”, mas depois olhei melhor e afinal era só a Lady Gaga. Ok, não é bifes, está a melhorar… mas quer dizer, o cabelo lambido e as luvas de lavar a loiça dão cabo de qualquer look.

 

 

 

 

 

 

Felicity Jones, best actress nominee for her role in "The Theory of Everything," arrives at the 87th Academy Awards in Hollywood

A Felicity Jones decidiu que ia bem era vestida de princesa. Mas eu cá não gostei. Aqueles apanhados ali a fazer de anquinhas de dama antiga, que só lhe vincam a anca deram cabo de mim. E a gola alta, e a póchette… não, é continuar a mandar postais…

 

 

 

 

 

 

 

87th Annual Academy Awards - Arrivals

 

 

Já a querida da Solange achou que era boa ideia enfiar-se num saco de batatas vermelho, de licra e gola alta, como manda a puta da sapatilha, que a faz parecer 3 vezes maior do que já é. Não foi boa ideia. A única desculpa para isto era ter uma aulita de surf a seguir à cerimónia… assim como assim não estragava o penteado (mais).

 

 

 

 

 

 

 

blanca-blanco

 

 

 

E por fim temos esta pérola do red carpet, uma ilustre desconhecida para mim, que dá pela graça de Blanca Blanco (mais blanco não há…). Nem sei por onde começar: o carrapito da Dona Aurora, demasiado puxado para cima e com cabelo a mais para fazer este apanhado, deve ter ido a alguma cabeleireira de A-do-Barbas certamente… o preto/vermelho mais uma vez a resultar mal (deixem-se disso pá, são os Oscares não o Entremuralhas), a alça do vestido parece um biquini daqueles que vêm nas revistas e daí para baixo é sempre a descer, literalmente, até terminar num folheado (?), floreado (??), molho de brócolos vermelho. Clap, clap, clap, já não via nenhum outfit tão mau desde que os telediscos dos anos 80.

Mas não fiquem tristes, para o ano há mais!

 

 

 

 

Texto de Rita Gomes
(Publicado a 26 Fevereiro 2015)