Pronto, vem aí a minha desgraça. Páscoa, doces, amêndoas, chocolate, açúcar. Almoços aqui e ali, nos padrinhos, na sogra, nos tios… mais comida, mais doces e num fim-de-semana consigo armazenar um stock bem significativo de açúcar no meu corpo que dá para o ano inteiro.

Desde que assumi o meu vício do chocolate (naquela entrevista intimista sobre a minha relação com a Nutella) decidi curar-me. Não consumo há 2 dias, uma hora e 49 minutos. Os médicos dizem que a meta, para já, são os três dias… Estou no bom caminho! Mas conseguir ultrapassar esta quadra sem desvios vai ser a minha primeira grande prova! Eu vou conseguir! Até porque este chocolate que vou fazer não conta: Fudge de cacau com avelãs, amêndoas e tâmaras (vegan, integral, sem açúcar).

Ingredientes:
(para uma tablete de chocolate)
250 g de mistura de frutos secos: amêndoas e avelãs
10 tâmaras (de preferência naturais, sem o brilho da glicose)
100 g cacau em pó
2 colheres de sopa de água bem medidas
Papel vegetal

Preparação:
Numa picadora juntar 200 gramas dos frutos secos, as tâmaras (tirar o caroço, caso tenham) o cacau em pó e a água. Deixar triturar até ficar uma pasta consistente e homogénea.
Espalhar a pasta numa folha de papel vegetal e juntar os restantes frutos secos grosseiramente picados por cima do preparado. Vai ao frigorífico no mínimo durante 1 hora para ficar mais sólido.
Cortar aos cubos e, claro, comer sem remorsos!

roça_lolita1

Texto e fotografia de Katy Deodato
(Publicado a 2 Abril 2015)