na_roça_com_a_lolita_maracuja1Para fazer a Roça inspiro-me em receitas que leio na net, ou vejo num programa da TV. Inspiro-me naquilo que provo, nas sugestões que me fazem. Depois junto todos estes elementos e faço umas coisas adaptadas ao meu gosto. A receita de hoje foi inspirada numa refeição que fiz lá pelo Vietname e que adorei. Rolinhos de peixe com molho de maracujá e hortelã fresca. Este prato é exótico é fresco e fica tão bonito, mesmo como eu gosto de ver.

Ingredientes:
4 filetes de pescada ou peixe-gato;
250 gr de polpa de maracujá;
1 colher de chá bem servida de mel;
Folhas de hortelã fresca;
Temperos: Limão, sal, mistura de ervas aromáticas secas e azeite.
Para acompanhar (opcional): arroz basmati

Preparação:
Meia hora antes temperar os filetes com limão, sal e ervas aromáticas e reservar.
Aquecer bem uma chapa anti-aderente, colocar um fio de azeite e grelhar os filetes. 2 Minutos de cada lado é quanto basta para ficarem cozinhados. Retirar do lume e reservar.

Para o molho: Basta deixar ferver o caldo de maracujá com uma colher de chá de mel.

Em cima dos filetes colocar as folhas inteiras da hortelã e enrolar cuidadosamente. É normal que não dê para ficarem bem enrolados e até se podem partir, os meus também não ficaram perfeitos. Quis experimentar os rolos mas não é muito fácil mante-los nessa forma. Regar os filetes com o molho de maracujá e servir. Um bom acompanhamento para este prato é o arroz basmati e um verdinho fresco.

Texto e fotografia de Katy Deodato
(Publicado a 16 Abril 2015)