Tribos _ conjunto

Chegou com uma filosofia diferente de uma loja de skates banal e agora é um ponto de referência em Leiria. Da Rua Gago Coutinho para o Largo 5 de Outubro e agora no coração da cidade, a Praça Rodrigues Lobo, a Tribos Urbanas orgulha-se de afirmar, alto e bom som, que é mais do que uma loja, é uma família. Ou em bom canadiano, “We are family”.

Steve Carreira nasceu no Canadá e o skate acompanha-o desde muito novo. Tornou-se um modo de vida e foi essa ideia que quis dar a conhecer, quando decidiu, em 1999, abrir a loja: “mostrar o mundo das pranchas de quatro rodas para além das manobras”. Desde então, tem-se tornado um marco para quem respira skates 24 horas por dia. Para além de todo o material técnico necessário para realizar flips, ollies, slides ou grinds, na Tribos Urbanas é ainda possível vestir-se da cabeça ao skate com roupa, acessórios e calçado de fabricantes internacionais, bem como de marca própria.

E é por estas bandas que há novidades. Steve apresenta uma linha de roupa única na cidade, inspirada na história de Leiria, nomeadamente no castelo, que também é lema da casa. “O castelo foi edificado como um marco territorial, como uma defesa e protecção das invasões. Perdemo-lo, mas nunca desistimos de o recuperar e recuperámos. O castelo e Leiria tem sido, desde os seus primórdios, um local de união, de luta, de evolução, de construção. E nós na Tribos fomos inspirados e regemos-nos pelos mesmas motivações”. Assim, quiseram homenagear o marco da história desta “casa”.

Tribos Urbanas_3

Tribos Urbanas_5 (2)

Tribos Urbanas_4

Além dos lemas da Tribos Urbanas – “no pressure, no diamonds”, “practice truth, fear nothing”,
“going new school with old school”, “ideas built by strength and honor”, “we live as a family, fight as a family, die as a family! We ride as a family!” “we lead and we follow!”
– inscritos em cada peça, como mensagem secreta no interior, cada uma tem alusão seja visual seja verbal à História e ao castelo. São 8 modelos diferentes, com tecidos de qualidade e malhas desenvolvidas pela casa. Os preços variam entre os 14,90 e os 24,90 euros.

Engane-se quem pensa que a Tribos Urbanas é uma simples loja de material para skaters. Esta família de cerca de 70 praticantes tem, ao longo dos anos, organizado demonstrações de skate, viagens, campeonatos, entre muitas outras iniciativas, como por exemplo a Lei Skate School, dirigida por Ruben Pinto.

Com poucas condições na cidade para rolar e falta de spots, esta tribo decidiu, há uns anos, criar um skate park indoor, no Vidigal. Um sítio para treinar, para fazer manobras e também para cair, mas com todas as condições necessárias para o efeito. Quanto ao skate park, em São Romão, junto ao rio, Steve coloca alguns entraves, salientando que tem “mil e um pormenores que não fazem sentido nenhum. É um local que serve para dar uma voltinha, mas não para a verdadeira prática da modalidade”. Em relação ao novo espaço a ser construído no Parque do Avião, Steve acredita que vai ser feito à medida dos skaters, um verdadeiro paraíso para os amantes do surf em terra firme.

Tribos Urbanas Skateshop
Rua Mestre de Aviz, loja A
2400-104 Leiria
Horário: segunda a sábado – 10h – 19h30
Tel: 964 633 458
Facebook

Texto de Joana Areia
Fotografias de Ricardo Graça
(Publicado a 7 Maio 2015)