biscoitos artigo

Para fazer esta receita são necessários três utensílios: uma amassadeira, um forno e as receitas de Maria José, o segredo que faz com que os biscoitos da Oficina dos Aromas, em Pombal, sejam diferentes de todos os outros. Não há cores berrantes porque não há corantes e o artesanal foge dos conservantes como o diabo da cruz. Aqui, mais do que biscoitos, vende-se um conceito, cujo lema é: o que é artesanal é bom.

Gabriel Amorim e Alexandra Gameiro decidiram abrir a Oficina dos Aromas, em Dezembro de 2015. Um espaço que, inicialmente, seria somente de confecção de biscoitos, mas que depressa se transformou numa loja gourmet. Uma montra não apenas dos produtos da Oficina de Aromas, mas também de produtos oriundos do Alentejo, Ribatejo e da zona centro como é o caso dos piri-piris Karamba Chili, da chocolataria e doces das Caldas, das conservas da Figueira da Foz ou da Rolls Beer, uma cerveja artesanal de Pombal.

As receitas são artesanais e originárias de Maria José, que passou os segredos para a filha e para o genro. Às originais, Gabriel e Alexandra juntaram novos sabores, dando um toque mais actual às receitas.

Há 13 variedades, para os apreciadores do doce e do salgado – manteiga, chocolate, rum e passas, limão, alfarroba e amêndoa, goiaba, sementes de papoila, azeite e canela, amendoim, caril, orégãos, sementes de linhaça e piri-piri. A exploração de novas receitas e sabores é regra da casa e há a possibilidade de surgirem a qualquer momento. Por enquanto ainda estão em modo experimental, mas a Preguiça já provou e aprovou!

O processo é demorado, uma vez que os únicos utensílios que têm ao dispor são apenas um forno e uma amassadeira. Tudo o resto é feito manualmente. “É um processo mais moroso, mas que garante qualidade e frescura. Cerca de três quilos de biscoitos têm um tempo de confecção de cerca de duas a três horas. Não sai nenhum biscoito da Oficina sem ser provado, para se chegar ao ponto certo. É um controlo de qualidade rigoroso.”

Pode dizer-se que a Oficina é um hino ao artesanal. Para além dos biscoitos, dá ainda a conhecer queijos em conserva, que resultam de uma parceria com a uma queijaria pombalense – Camponês do Sicó – aos quais se adiccionam especiarias. E até os saquinhos de pano, as embalagens dos biscoitos, são artesanais, feitos pela Fruta Pão, de Pombal.

Entre os vários produtos comestíveis há ainda uma zona dedicada à cortiça, não fosse Alexandra uma amante do produto, que tem grande destaque na loja. Encontramo-lo sempre que olhamos para o chão ou para as paredes: um produto que eles acreditam que deveria ser mais valorizado.

Os leitores preguiçosos que pretendam experimentar os biscoitos da Oficina de Aromas podem deslocar-se ao Intermarché, à Mercearia da Praça ou à Loja do Café, em Pombal, ou indo directamente ao local, no Travasso. Em Leiria, os produtos da Oficina dos Aromas estão à venda na loja Canto dos Sabores, na Nova Leiria.

Oficina dos Aromas
Parque Comercial Europa, Loja 12
3100-371 Travasso – Pombal
Horário: Terça a domingo, das 10h às 19h
Tel: 917 118 741 / 236 942 513
E-mail: oficinaaromas@gmail.com

Texto de Joana Areia
Fotografias de Bruno Carnide
(Publicado a 21 Maio 2015)