A Roça está a ser invadida pela febre dos superalimentos, aqueles que se dizem cheios de benefícios. Chegou o dia em que experimentei quinoa. Andava há que tempos para cozinhar este grão tão falado por aí. Como é novidade para mim, e quando quero cozinhar um ingrediente do qual desconheço o sabor, jogo pelo seguro e faço qualquer coisa que à partida já sei que posso vir a gostar. Neste caso, usei a quinoa para a salada. Assim é mais fácil habituar-me à textura e ao sabor.
Preparar quinoa não tem nada que saber: é um cereal, compra-se em qualquer grande superfície e depois é só cozê-lo como se fosse arroz e desfrutar dela em saladas, sopas ou acompanhamentos. É uma opção leve e saudável.

Omelete recheada com salada de quinoa e molho grego

Ingredientes para o molho:
– 3 colheres de sopa de iogurte grego natural
– ½ dente de alho (muito bem picado)
– 5 cm de pepino (cortado ao cubos pequenos com casca)
– 1 colher de chá de vinagre
– 1 colher de chá de sumo de limão
– Pimenta preta e sal q.b.

Ingredientes para a omelete:
– 4 ovos

Ingredientes para a salada:
– 1 chávena de chá de quinoa (eu usei a branca, mas existem mais 3 variedades)
– Uma mão-cheia de folhas de espinafres (cortadas às tiras)
– Tomate cherry
– Queijo de cabra do tipo Palhais (cortar aos cubos)
– Tomate seco em calda (cortar às tiras)
– Meia dúzia de azeitonas
– Meia dúzia de pistácios

lolita_quinoa2

Preparação:
Primeiro comecei por fazer o molho. Basta juntar todos os ingredientes e envolver bem, provar e temperar a gosto. Reservar no frigorífico.
Depois fiz uma omelete. Acho que não será necessário explicar. Ou será?

Para confeccionar a quinoa, recomenda-se que os grãos sejam lavados primeiro: passei-os por água duas a três vezes. Para uma dose de quinoa (por exemplo, 1 chávena) são necessárias duas chávenas de água (1:2), levar ao lume e deixar cozer durante 15 minutos. A quinoa está pronta quando os grãos estiverem translúcidos e todo o líquido for absorvido. Depois, com ajuda de um garfo, é só mexer para soltar os grãos e deixar arrefecer. Por fim, levar ao frigorífico até a quinoa ficar fria.

Para a salada, junto a quinoa, os espinafres, o tomate seco, o queijo de cabra, as azeitonas (cortadas aos bocados) e os pistácios. Envolvo bem todos os ingredientes e sirvo com a omelete, junto o molho grego e delicio-me.

A quinoa tem um sabor suave (pelo menos a branca), por isso é uma excelente opção para misturar com outros ingredientes. Fiquei rendida à quinoa: fácil de fazer e cheia de propriedades boas.

Texto e fotografia de Katy Deodato
(Publicado a 4 Junho 2015)