nekob 2
Não foram mil e uma noites, mas sim mais de três mil. O Nekob – Maroc Café está desde 2006 a proporcionar a todos os que o visitam momentos de exotismo, num ambiente místico, transportando-os para o Oriente, sem ser necessário percorrer milhares de quilómetros. É já ali, no centro histórico de Leiria, que se situa este oásis, criado de raiz por Francisco e Raquel Cruz e Bruno Valente.

As viagens, a paixão pelo Oriente e por diferentes culturas e o facto de existirem poucos espaços na cidade onde fosse possível as pessoas estarem sentadas a relaxar, a beber um chá, um copo, a conversar, ao som de boa música, foram o mote para os irmãos Francisco e Raquel, juntamente com o amigo Bruno, criarem um conceito que se distinguisse pela diferença. Foi assim que nasceu o Nekob – Maroc Café, o oásis cá do sítio. “Nenhum de nós é da área, por isso foi um atirar de cabeça, sempre com fé no assunto, até porque que corre por gosto não cansa”.

A decoração em tons de amarelo e vermelho, as peças árabes, a música chill-out e os aromas remetem-nos para um cenário das mil e uma noites, para um ir a Marrocos em versão low-cost. Com quatro espaços diferenciados, com esplanada interior – uma fusão entre o oriental e o ocidental – uma zona mais íntima, com mezzanine e alguns puffs espalhados pelo chão, o Nekob adapta-se a todos os tipos de público.

“Quem visita o bar pela primeira vez, encontra algo diferente, algo que vai acompanhando as tendências, mas sem desvirtuar o conceito original”, explicam. Aqui é possível provar batidos árabes e sumos naturais, cerca de 52 variedades de chá, afrodisíacos e de sabores exóticos, chás gelados ou com álcool, o que não significa que não possa beber uma cerveja, um gin ou outro cocktail.

Para entrar realmente no espírito oriental e viver como um verdadeiro árabe tem de se experimentar a narguilé – ou shisha, para os amigos. No Nekob existem cerca de dez aromas diferentes, com zero por cento de nicotina. Árabe que é árabe tem também de petiscar uns snacks típicos, como tostas, torradas em pão pita, com temperos exóticos. Se preferir, pode virar-se para o Ocidente e provar crepes variados e uma tábua de queijos que não dispensa o molhos exóticos.

Na esplanada, na mezzanine ou num puff é possível apreciar, quinzenalmente, à sexta-feira, espectáculos de dança do ventre. Regularmente há festas temáticas, noites de Músicas do Mundo ou as Noites Místicas, com consultas de búzios, tarot, astrologia, caricaturistas, henna tattoo, que vão acontecendo com alguma frequência, e que têm bastante adesão das pessoas que frequentam o Nekob, que querem experimentar, por brincadeira ou porque são realmente crentes.

No final de Maio, o Nekob festejou o nono aniversário. O conceito mantém-se desde 2006, mas foi amadurecendo, com pequenas remodelações pelo meio e, assim como que a levantar a ponta do véu de uma dançarina de dança do ventre mas sem ser muito atrevido, garantem que “o Verão vai trazer novidades”.

Nekob Maroc Café
Rua Gago Coutinho, n.º 23
Leiria
Horário: segunda a domingo das 20h30 às 02h00
Tel: 917 551 718
www.nekob.com
facebook

Texto de Joana Areia
Fotografias de Sérgio Espírito Santo
(Publicado a 4 Junho 2015)