marta varatojo1

Há menos de um ano falámos aqui na Preguiça com a Marta Varatojo, uma leiriense expert em cozinha macrobiótica que lançou agora um livro de receitas e que está a ser um grande sucesso. Em poucos dias chegou ao top de vendas da Fnac e esta sexta-feira, dia 12, é apresentado pela própria na Livraria Arquivo.

O Livro de Cozinha da Marta é um livro de culinária “muito completo”. Para além de mais de 100 receitas, tem uma introdução de vários textos do pai da Marta, Francisco Varatojo, o maior especialista na área da macrobiótica em Portugal, que explicam a filosofia por detrás desta prática alimentar, assim como uma descrição detalhada sobre os benefícios dos principais alimentos usados nas receitas do livro. As receitas são apresentadas de uma forma muito simples e todas elas têm dicas e truques culinários, assim como sugestões de menus “saudáveis e completos”.

Mais do que culinária, este é um livro que apela a boas práticas alimentares, por isso o objectivo da Marta é “chegar ao maior número de pessoas, mas principalmente cativar aqueles que até agora ainda não se identificaram com estes temas, porque têm a ideia de que isto é muito complicado e sem piada”. “O livro tem uma abordagem simples e apelativa e demonstra que a alimentação macrobiótica é muito mais saborosa e fácil de praticar do aquilo que se julga. Acima de tudo, espero que este livro inspire as pessoas a fazerem escolhas conscientes e saudáveis e que, de alguma forma, transforme as suas vidas para melhor”, explica a autora.

marta varatojo4

O Livro de Cozinha da Marta foi editado pela Marcador e está a ser distribuído por todo o país. Foi apresentado na Fnac do Chiado, em Lisboa, com sala cheia, esteve em destaque na Feira do Livro, com direito a showcooking e esta sexta-feira, 12 de Junho, é apresentado pela Marta e pelo pai, Francisco Varatojo, na Livraria Arquivo, em Leiria, pelas 18:30 horas. Um momento que a Marta diz ser “uma honra”, por ser a Arquivo a sua “livraria preferida do país”. Para tanto entusiasmo tem ainda peso forte o facto de ter o pai a apresentar o livro, por isso antevê que “vai ser um momento muito especial”.

Texto de Paula Lagoa
Fotografias de Bruno Carnide
(Publicado a 11 Junho 2015)