Telmo Soares, fundador dos leirienses First Breath After Coma, largou a guitarra durante um mês e mergulhou numa daquelas jornadas para contar aos netos e humilhar os amigos. Já tinha publicado as fotografias e o primeiro report aqui na Preguiça, agora dá-nos a honra de partilhar connosco, e convosco, o filme da viagem: “Last news from the south”..

No início de 2014 partimos à descoberta dos cantos mais recônditos e das paisagens mais imponentes daquele território a sul do mundo a que chamam América do Sul. Com o roteiro traçado com passagem pela Argentina, Chile e Peru, pegámos na pouca tralha que acreditámos ser essencial e fizemo-nos à estrada, sem expectativas nem compromissos.

Passou-se um mês de experiências intensas, em que a personalidade singular e a beleza pura do povo latino é como um espelho do ambiente que os rodeia. Cada habitante traz marcado no rosto todas as aventuras e desventuras pelas quais aquele povo já passou, e nós tentámos conhecer a sua história. Na verdade, a viagem só faz sentido conhecendo o povo, aprendendo com ele, bebendo, cantando e vivendo com ele, e no fim de contas, levar um pouco dele e deixar um pouco de nós.

É um lugar de contrastes, tão depressa estamos no meio de um típico mercado de rua com um movimento alucinante, como a seguir somos obrigados a abrandar e a absorver toda a beleza daquelas enormes quebradas e montanhas, rios turbulentos, salares infindáveis e desertos de perder de vista.

No fim da viagem, ainda de regresso a casa, já sentíamos uma estranha saudade daquele lugar raro que tem tanto de genuíno como de apaixonante. Mas cá estamos de volta e estas são as últimas notícias que trazemos do Sul.

Texto, vídeo e fotografias de Telmo Soares
(Publicado a 18 Junho 2015)