Leonardo Rito _Lenny

O trabalho de um artista pode ser simplesmente a interpretação do trabalho de outros autores. Foi isso que fez Leonardo Rito, com uma série de pinturas intitulada “Murdering the Masters”, da qual três telas ainda não tinham sido expostas.

Demasiado underground para as paredes de uma galeria a sério. Suficientemente underground para as paredes da Preguiça e do colectivo a9)))). Inauguram-se assim duas exposições do mesmo artista, Leonardo Rito, nas duas sedes em simultâneo, este sábado, pelas 18 horas, na Rua Comandante João Belo, em Leiria.

Nesta exposição que se divide em duas, o colectivo a9)))) apresenta “Murdering the Masters II”, composta por duas pinturas a óleo e acrílico sobre tela, intituladas Murdering Mathias Grunewald e Murdering Miguel Angelo Buonarotti I.

O Covil da Preguiça recebe o acto III desta série com um único trabalho, uma pintura em acrílico sobre tela, onde a descrição da expulsão de Adão e Eva do paraíso de Miguel Ângelo é interpretada por Leonardo Rito, que assume nela uma desconstrução do conceito do bem e do mal, numa visão única sobre o pecado.

Em “Murdering the Masters”, o autor apresenta um tributo ao trabalho de vários autores. “Um género de artista de covers com fascinantes lições de moral, onde decapita as composições focando-se em detalhes, estes evidenciados por fortes, largas e vincadas pinceladas ‘rudes’ intercaladas por finas velaturas e vernizes debaixo de céus azuis e mares de sangue inundados por crocodilos saltitantes deixando fotografias e páginas de livros pelo ar”, escreveu Nuno Gaivoto numa espécie de prefácio da obra.

“A cópia fiel não existe, e nem é essa, nem será, a sua intenção, mas desde o início sim, enaltecer a mestria dos artistas por si escolhidos. Vivências e registos vários onde é comum, uma ‘certa’ pesquisa em torno de grandes mestres, um voltar às origens mas com uma roupagem mais todo-o-terreno por entre camadas e camadas de tinta pastosa, oleosa e brilhante resultando numa teimosa ‘Pintura’.”

Curiosos o suficiente para quererem saber mais? Fica o convite para verem ao vivo e a muitas cores as telas que inspiram estas palavras.

Leonardo Rito: Breve Bio
Nasceu em 1978. Toronto, Canadá. Bacharelato, Licenciatura e Mestrado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. Vive e trabalha entre Toronto, Canadá e Leiria, Portugal.

Texto de Paula Lagoa
Fotografias de Ricardo Graça
(Publicado a 25 Junho 2015)