Thumbeo

São dois amigos, João Pedrosa e Eduardo Duarte, com um curso de computação móvel em comum. Em Junho de 2014 começaram a desenvolver uma aplicação móvel android de procura e partilha de boleias e em Março de 2015 foi lançada. Actualmente, conta com cerca de 200 utilizadores e 600 boleias criadas. O carjacking já era. Agora o que está a dar é o carpooling.

E se te dissessem que agora podes ir para festivais de música à boleia, quem sabe até com uma das bandas ou um DJ que vai actuar? Com o Thumbeo essa possibilidade poderá vir a tornar-se realidade. Os criadores da aplicação estão a criar parcerias com os festivais de Verão para que seja possível viajar de norte a sul, do Paredes de Coura ao Festival Med, em Loulé, sempre à boleia. E quem fala em festivais, fala em qualquer tipo de eventos ou acontecimentos: um jogo de futebol, uma ida à praia ou ao cinema.

É fácil. Basta aceder à aplicação e pesquisar boleias, pela origem ou pelo destino. Aliás, quando acedes à aplicação, ela localiza-te e podes ver de imediato as boleias que tens à tua volta. Para melhorar a pesquisa – e este é um dos motivos que torna esta aplicação diferente de todas as outras do mesmo género, para além do design ser muito mais à frente e do facto de criar uma interacção entre utilizadores (é só vantagens!) – permite pesquisar através de hashtags para encontrar uma boleia mais específica, seja um local ou até mesmo um condutor.

E mais: também é possível subscrever hashtags e receber notificações sempre que são criadas boleias. Assim não perdes a oportunidade de fazer parte daquela viagem espectacular, antes que os lugares se esgotem.

Se por acaso surgir um imprevisto, o Thumbeo permite ter uma conversa em tempo real com o condutor e os outros passageiros, para mudar a hora ou o ponto de encontro, por exemplo.

Além de usufruir de uma boleia, o utilizador da aplicação pode também criar as suas próprias viagens. “A ideia é que as pessoas possam colocar a sua rotina diária na aplicação”, explicam. “Assim é possível que quem usufrui da viagem possa marcar ida e volta, repetindo os dias que desejar.”

Quando se entra na aplicação e na boleia pretendida, é possível ter informações acerca do condutor, do veículo e do custo da viagem. No fim, os utilizadores fazem uma avaliação do serviço.

A ideia de João e Eduardo é desmistificar a ideia da boleia, promover a partilha de custos e a valorização do meio ambiente. Uma ideia que até agora só se encontra em formato android, mas que pretendem desenvolver para iphone e página web.
Os tempos áureos de esticar o polegar ou levantar um pedaço de cartão à beira da estrada já eram. Agora o que está a dar é o Thumbeo.

Texto de Joana Areia
Fotos de Ricardo Graça
(Publicado a 25 Junho 2015)