Barão David_tatuagens_1

Continuam a ser uma forma de vida, de identidade, de expressão, uma intervenção corporal e nunca vão passar de moda. E é por isso que em Leiria há mais um espaço onde tatuar é o que está a dar. Chama-se Barão, situa-se na Rua Barão de Viamonte (Rua Direita), a que lhe deu o nome, e abriu portas há cerca de dois meses.

É no n.º 18, no 1.º andar, que encontramos David Santos, o único tatuador que conhecemos até hoje que não tem tatuagens – visíveis, diz ele, que a Preguiça não quis ser assim tão atrevida. É do país basco, estudou nas Caldas da Rainha, mas escolheu a cidade de Leiria para abrir um estúdio de tatuagens, onde pudesse aliar os estudos (Artes Plásticas) com o gosto por tatuar.

Assina a newsletter da Preguiça aqui
e recebe a nossa dose semanal de parvoíce e sofisticação

A ideia era fugir ao tradicional estúdio de tatuagens e trazer algo de novo para Leiria. “Leiria é suficientemente grande para ter vários estúdios de tatuagens, até porque cada estúdio e cada tatuador têm uma identidade e um estilo próprio”, diz David, que se define com um estilo neo-tradicional.

A arte e o gosto de tatuar surgiu assim, uma inspiração nas artes plásticas, numa conciliação entre os trabalhos que fez e o que queria tatuar, garantindo que é sempre um processo de aprendizagem e criatividade, aliando o que o cliente quer ao que o tatuador tem para oferecer, para que não percam o simbolismo. Como qualquer artista que se preze, David faz peças únicas, que não volta a repetir. “O cliente pode trazer um desenho já feito, que deseje tatuar, ou pedir para que lhe seja feito algo diferente”. Até agora ainda não houve golfinhos ou borboletas, mas eles que venham que David assume. Os preços variam consoante a complexidade e duração do trabalho e têm o valor mínimo de 50 euros.

Quem entrar no Barão pode ver paredes decoradas com quadros de tatuagens e desenhos da autoria do artista, que podem perfeitamente adornar o corpinho de quem visitar o estúdio. Há ainda um placard com as tatuagens que já fez ali no estúdio, uma sardinha pin-up e os primeiros 5 euros que David ganhou com a primeira tatuagem que fez. E ficamo-nos por aqui. Se quiserem saber mais, façam-lhe uma visita. A Preguiça não foi tocada pelas agulhas, mas garante tratamento cinco estrelas.

Barão Tattoo Studio
Rua Barão de Viamonte, n.º 18, 1.º andar
Horário: terça a sábado, das 10h30 às 19 horas
Contacto: 937 026 579
baraovtattoos@gmail.com
Facebook

Texto de Joana Areia
Fotografias de Ricardo Graça
(Publicado a 9 Julho 2015)