TEXTO
PAULA LAGOA

FOTOGRAFIAS
RICARDO GRAÇA
e FLORESTA UNIDA

22 OUTUBRO 2015

Deitar árvores abaixo é um mal necessário, mas há forma de compensar a natureza pelos maus-tratos que lhe damos. A Floresta Unida está cá para isso, tem como objectivo devolver 400 milhões de árvores à nossa floresta e precisa de muita gente para cavar. Quem quer ajudar?

São uma espécie de soldados da natureza, batem-se pela salvação do meio ambiente através da recuperação, manutenção e valorização de ecossistemas, com acções de intervenção em áreas florestais públicas, comunitárias e baldios.

No fim-de-semana passado mobilizaram 600 voluntários para a 9.ª edição do evento + Floresta com o objectivo de garantir a regeneração natural de uma área de 15 hectares na serra da Lousã, onde já haviam sido plantadas 45 mil árvores, há 5 anos, e que estavam a ser sufocadas por plantas invasoras.

Mas as malvadas tinham os dias contados. Foram dizimadas por centenas de pessoas que, de enxada na mão, contribuíram para que, com a coordenação da Floresta Unida, se fizesse “a maior acção ibérica de reflorestação” de que há registo, abrangendo um conjunto de intervenções de manutenção das árvores, nomeadamente o controlo de plantas invasoras, controlo de matos e condução da regeneração natural da área intervencionada.

Isabel_floresta amiga_1

Isabel Costa, engenheira (na foto) e Filipe Silva, fotógrafo de natureza, de Leiria, abraçaram a causa e a causa abraçou-os a eles ,que se conheceram na Floresta Unida e acabaram por se casar. Ela integra o corpo de coordenadores da organização, ele é voluntário. E até já têm uma árvore plantada e baptizada com o nome do filho, que consideram ser uma recompensa da natureza por olharem por ela.

A actuação da Floresta Unida já passou pela Lousã, serras de Aire e Candeeiros, Figueira da Foz, Vouzela e Algarve, com áreas reflorestadas que entram na contagem de 150 milhões de árvores já plantadas pela organização. Faltam ainda 250 milhões para o objectivo dos 400 milhões em 30 anos de gestão, por isso toda a ajuda é preciosa.

Há várias formas de ajudar a Floresta Unida a cumprir os seus objectivos:
– Com donativos: para a conta com o NIB 0007 0000 00005426181 23, IBAN PT50 0007 0000 0000 54261812 3, SWIFT / BIC : BESCPTPL
– Ligando para a linha 760 103 838
– Sendo voluntário: informações através do e-mail florestaunida.pt@florestaunida.com, no site florestaunida.com e no facebook