Já dizia o Variações, e com toda a razão, “é p’ra amanhã, bem podia ser p’ra hoje”. O que ele não sabia é que podia estar a falar do S, o restaurante que abre portas esta sexta-feira, dia 4, mas que por nós, podia abrir agora!

Rui Silvestre e Lé eram os comandantes da cozinha do Adega, em Monte Redondo, os mesmos que agora desejam levar este “barco” a bom porto. A sabedoria, o gosto pela cozinha e o saber grelhar um bom bife como ninguém, durante cerca de 30 anos, não podiam “cair em saco roto”. Foi por este motivo que o filho Rui Silvestre e o sócio, Joaquim Teixeira, trouxeram o Adega para Leiria. “Em Monte Redondo, o espaço sempre funcionou bem e era bastante elogiado pela qualidade gastronómica. Em Leiria, a equipa mantém-se e a qualidade dos produtos também. Muda apenas o espaço, agora renovado, com um ar mais jovem, mais urbano.” Para além da sala principal, há ainda um pátio interior para aqueles dias em que uma refeição ao ar livre é possível de acontecer.

S podia ser de sabedoria, de sabores, de sentidos, mas tem apenas uma explicação e não podia ser mais simples: ambos os pais dos sócios têm o mesmo apelido: Silvestre.

S restaurante _ Preguiça Magazine 3

O bife é sempre do lombo, quer seja à Adega ou à Cortador. Há ainda costeletas de borrego ou assadura. Mas também há pratos que fogem um pouco à normalidade e é por aí que o S se distingue. Podem ser da carta, como o coelho suado, ou feitos por encomenda, como o ensopado de borrego ou o eisbein, que é como quem diz joelho de porco. Para sobremesa, tarte de noz ou creme queimado, que não tem nada a ver com leite-creme, mas para tirar as dúvidas é ir ao S.

A ementa conta com um leque de opções para todas as bolsas. É ainda possível fazer jantares de grupo com menu de degustação com três pratos diferentes, para ninguém se ficar a rir de ninguém.

Para experimentar isto tudo basta aparecer já na sexta-feira, 4 de Dezembro, à hora de almoço. É a oportunidade para conhecer ou até mesmo reviver momentos. “Esperamos que seja um ponto de encontro para aqueles que faziam do Adega a sua segunda casa, para os amigos de longa data, para os que vamos fazer a partir de agora.”

Para quem é do tempo do Água Benta ou do News não tem nada que enganar, é no mesmo sítio. Para quem ainda não tem o GPS barista a funcionar correctamente, aqui ficam as coordenadas: Rua Comandante João Belo, atrás do Centro Comercial D. Dinis.

Restaurante S
Rua Comandante João Belo, n.º 42
2400-159 Leiria
Tel: 244 092 949 / 913 806 180
E-mail: palafreshp@gmail.com
Horário: Terça a sábado, das 12h30 às 15h30 e das 17h30 às 22h30
Encerra ao domingo à noite e à segunda