[mpc_vc_share_list title=”” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″]

Texto e selecção
Bruno Carnide

Última actualização
14 Fevereiro 2016

Spoiler alert: Esta curta é para fãs de Jean-Pierre Jeunet. Sim, o gajo que fez o Amélie, o Delicatessen, entre outros.
E o que é que os filmes dele têm em comum? Personagens estranhas e uma plasticidade na fotografia fenomenal!

Tamah é a curta que te trago hoje, e tem isso tudo, mas em formato curto! Delicia-te com este 5 minutos vindos da Turquia a la Jean-Pierre Jeunet.

Título: Tamah
Realizador: Erhan Yürük
Ano: 2014


The Answers

Reza o mito que quando morremos, ou estamos prestes a morrer, entramos num túnel branco, deixamos de sentir o nosso peso e tudo é uma sensação maravilhosa e balelas e mais balelas.
Mas o que realmente acontece na porra do túnel é que nunca ninguém nos disse! Mas acalma-te, não esperes mais, eu trago-te a resposta!

Título: The Answers
Realizador: Michael Goode
Ano: 2015

Texto de Bruno Carnide
31 Janeiro 2016


In Between

Decidi armar-me em gajo da National Geographic e trago hoje um filme sobre o boi-almiscarado, que é como quem diz: um animal rijo que nem cornos, que aguenta frio, que aguenta tudo, e que está aí para as curvas.

Partilhou o mesmo chão que os mamutes e os tigres dentes-de-sabre, já esteve quase em extinção, mas agora parece que a vida lhes corre de feição, e a sua extinção já não é tão preocupante. Existem cerca de 85 mil em todo o mundo, mas curtas como esta existem poucas. Por isso desfrutem destes oito minutos de cinema e aprendam qualquer coisa.

Adios!

Título: In Between
Realizador: Rolf Steinmann
Ano: 2015

Texto de Bruno Carnide
17 Janeiro 2016


The Trial of Barnaby Finch

Bem, hoje temos uma entrevista de emprego e uma mosca a chatear na entrevista de emprego. E depois há duas opções: ou a matas, ou não!

Se não nos virmos mais, bom Natal e bom colesterol!

Título: The Trial of Barnaby Finch
Realizador: Sorrel Brae & Sam Stephens
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
17 Dezembro 2015


Domestic Appliances

Olá caro leitor,

Esta semana estava a ver umas curtas e deparei-me com esta Domestic Appliances, e no final de a ver pensei: “f#%?*&#, isto ’tá muita bom!”, e depois vi que estes três minutos de filme tinham ganho um BAFTA, e pensei: “pronto”.

Se fosse a ti não pensava muito e punha-me a ver isto!

Título: Domestic Appliances
Realizador: Lewis Firth Bolton
Ano: 2015

Texto de Bruno Carnide
3 Dezembro 2015


97%

Cá estamos nós de novo!

Se és todo tecnológico, solteiro e não largas o telemóvel nem por por nada, esta curta tem a tua cara. E fica descansado que os 97% não são a percentagem de bateria do telemóvel.

Uma curta holandesa muito competente e bem realizada, a mostrar que o cinema europeu está bom e recomenda-se.

play!

Título: 97%
Realizador: Ben Brand
Ano: 2015

Texto de Bruno Carnide
19 Novembro 2015


Manuel

Olá, caro telespectador da Preguiça!

Desta vez trago um filme realizado por mim. É isso mesmo, eu também dou uns toques no que diz respeito à realização de filmes cinematográficos em formato curto, e hoje, trago o meu mais recente filme, de nome Manuel.

Trata-se de um documentário que conta a história de Manuel, de 71 anos, um pequeno produtor de café na ilha de São Tomé e Príncipe. Um filme que promete tocar no coração de quem gosta de café, e dos outros também.

Este documentário venceu recentemente o Prémio de Melhor Documentário no São Tomé FestFilm, e está presente na colecção do CoffeeMuseum (o primeiro e único museu do café online do mundo).

Até breve e boas curtas!

Título: Manuel
Realizador: Bruno Carnide
Ano: 2015

Texto de Bruno Carnide
5 Novembro 2015


Leonard in Slow Motion

Olá olá!

Hoje vais conhecer o Leonardo! O Leonardo?, perguntas tu. Sim, o Leonardo, mas não é o Jardim, é o outro, o… em câmara lenta.

Leonard in Slow Motion, é isso mesmo. É o Leonard em câmara lenta, e o resto é história, porque só isto já tem piada. Mas clica no play, que tem ainda mais piada.

Adios!

Título: Leonard in Slow Motion
Realizador: Peter Livolsi
Ano: 2014

Texto de Bruno Carnide
22 Outubro 2015


The Craft of Sound

Estou sim?!

Olá pessoas com dois dedos de testa que preferem vir aqui ao estaminé do que andar a ver comentadores de política na TV (eu cá até gosto de ver, mas pronto).

Ao longo dos últimos meses tenho-vos presenteado com algumas histórias, umas reais, outras de ficção. A que vos trago hoje é real: trata-se de um documentário, mas a forma como ele é apresentado é completamente soberba. Estes curtos três minutos de filme tiveram um trabalho de produção de seis meses. Seis meses para conhecerem Alex Bishop (o protagonista do filme), seis meses para verem como trabalha, seis meses para pensarem como filmar, seis meses para Max Greenstein (realizador) conseguir contar uma história simples de forma brilhante.

Se Max Greenstein e a sua equipa podiam ter feito isto num dia? Podiam! Mas eu de certeza que não iria falar disso.

Título: The Craft of Sound
Realizador: Max Greenstein
Ano: 2015

Texto de Bruno Carnide
8 Outubro 2015


My Honeymoon

Ora boas!

Esta semana, e porque o grande tema do momento são as legislativas, trago-vos um filme sobre uma refugiada síria. Esta refugiada, como todos os refugiados, teve de abandonar tudo e fugir da guerra, mas o que a aguardava nesta Europa dos sonhos não era bem o que esperava. Um testemunho real do que é ser refugiado, para abrir algumas mentes que vêem nestes refugiados potenciais terroristas.

Adeus e até daqui a 15 dias.

Título: My Honeymoon
Realizador: Eileen Hofer
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
24 Setembro 2015


Foxed!

Estamos de volta, galera!

Espero que as férias tenham sido boas e tenham descansado bem esses neurónios, que eu estou aqui para vos dar cabo deles!
Neste regresso trago-vos Foxed!, uma animação stop-motion 3D, de uma competência rara neste tipo de técnica em produções independentes.
Deixem-se levar por este mundo sinistro, que de certeza vos vai deixar com vontade de ver mais, muito mais. Tanto que David Cronenberg já anunciou que irá produzir a versão longa-metragem desta curta.

Bom visionamento e até daqui a 15 dias!

Título: Foxed!
Realizador: James Stewart
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
10 Setembro 2015


The Third & The Seventh

Preparem-se que isto hoje vai explodir!

The Third & The Seventh, realizado por Alex Roman em 2009, é simplesmente uma obra-prima, e só por isso já merece o vosso play.
Mas é muito mais do que isso. Alex, sozinho, modelou, iluminou, texturizou, enquadrou e movimentou todos os elementos deste vídeo no seu computador. Foi ainda mais longe: sonorizou e orquestrou a própria banda sonora do filme, baseada em partituras já existentes, é um facto, mas fê-lo, e fê-lo sozinho.
Basta imaginar que tudo isto é digital, nada é real, e feito apenas por uma pessoa.

Boas férias! Voltamos em Setembro, mas podem vir cá todas as semanas, que este filme merece ser visto mais do que uma vez.

Título: The Third & The Seventh
Realizador: Alex Roman
Ano: 2009

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 30 Julho 2015)


Sweet Dreams

Olá, olá! Bora ser saudáveis?!

Hoje trago-vos Sweet Dreams, uma curta em animação stop motion. Para além de ser um filme superfofinho e essas cenas, traz com ele uma grande mensagem: deixem-se de guloseimas e toca a comer comida saudável.

Título: Sweet Dreams
Realizador: Kirsten Lepore
Ano: 2008

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 16 Julho 2015)


Dotty

Olá preguiçoso! Se tens preguiça de ver um filme de duas horas, este espaço é para ti! Aqui, nada tem mais do que dez minutos.

Hoje apresento-vos a Dotty, que não sabe mexer no telemóvel e quer enviar uma mensagem à sua filha. Queres ajudá-la? Então carrega no play.

Título: Dotty
Realizador: Mick Andrews & Brett O’Gorman
Ano: 2014

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 2 Julho 2015)


The Archive

Olá, olá! Esta semana é dedicada àqueles que gostam de cinema e música.

Trago-vos The Archive, um documentário realizado em 2008 por Sean Dunne, que retrata o dono da maior colecção de vinis do mundo na altura.

Esta é claramente uma curta-metragem obrigatória para todos os amantes de música, por isso “tá” de carregar no play.

The Archive from Sean Dunne on Vimeo.

Título: The Archive
Realizador: Sean Dunne
Ano: 2008

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 18 Junho 2015)


Head Over Heels

“Acção!” – Olá, cá estamos nós de novo para mais dez minutos de cinema curto!

Há umas semanas trouxe-vos uma curta de animação virada ao contrário. Era Reverso, e podem vê-la se fizerem scroll para baixo. Esta semana trago-vos algo semelhante e igualmente bom.

Head Over Heels aborda a temática da gravidade, de podermos andar neste mundo de cabeça para baixo. Nomeada para o Óscar de melhor curta de animação, estes 10 minutos de stop-motion vão fazer-vos ganhar o dia.

“Corta!”

Título: Head Over Heels
Realizador: Timothy Reckart
Ano: 2012

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 4 Junho 2015)


Malaise

Bem-vindos a mais um Tens 10 Minutos! Esta semana trago-vos algo perturbador.

Malaise é um documentário não-narrativo que explora Beelitz-Heilstätten. Esta propriedade foi construída em 1898 como sanatório para cuidar de vítimas de tuberculose, e rapidamente se transformou num hospital alemão militar durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, e depois num hospital militar soviético após a Segunda Guerra Mundial.
Várias figuras históricas recuperaram de ferimentos neste hospital, nomeadamente Adolf Hitler.
Em 1989, o hospital foi palco de seis assassinatos do serial killer necrófilo Wolfgang Schmidt, também conhecido como “A Besta do Beelitz”. Após este acontecimento, Beelitz-Heilstätten foi deixado ao abandono.
Contando mais de 60 edifícios espalhados por 200 hectares, ligados através de túneis subterrâneos, Malaise investiga uma pequena fração de Beelitz-Heilstätten, transmitindo a sua atmosfera inquietante através de um tratamento distinto da cor e som.

Portanto, colunas em alto e bom som, luzes apagadas e play nisso!

Título: Malaise
Realizador: Christian Schmeer
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 21 Maio 2015)


From 1994

Olá, olá! Espero que isto de ver curtas quinzenalmente já se tenha tornado um hábito nas vossas vidas. Se ainda não é, continuo a insistir enquanto me deixam.

No domingo passado foi dia da mãe, e hoje é também dia da mãe no Tens 10 Minutos. Trago-vos uma curta especialmente especial, porque é uma ficção baseada na história da mãe de um dos realizadores, o que a torna uma obra verdadeiramente feita com amor, e prova disso é o making of que podem ver aqui (mas só no fim de verem a curta).

Até daqui a quinze dias, e se têm falhado no visionamento de curtas, experimentem fazer scroll para baixo.

Título: From 1994
Realizador: Casey Warren & Danielle Krieger
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 7 Maio 2015)


Dust

Olá pessoas com tempo!

Esta semana trago-vos Dust, uma curta-metragem realizada por uma dupla de realizadores britânicos. Como não quero ser o spoiler aqui do sítio, não vos adianto mais nada. Digo apenas que se estiverem sem tempo, não carreguem no play, porque este drama vai prender-vos até ao fim.

Título: Dust
Realizador: Ben Ockrent & Jake Russell
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 23 Abril 2015)


Chico Malha

Olá pessoas amantes do desporto rei que é a malha!

Como já devem ter reparado, esta semana a Preguiça está uma malha, literalmente. E como não podia deixar de ser, aqui no Tens 10 minutos? acompanhamos as tendências, e por isso mesmo trazemos uma ficção que quase parece um documentário sobre um dos grandes colossos nacionais do jogo da malha, que é nada mais nada menos que o grande Chico.

É verdade que a curta tem um bocadinho mais de 10 minutos, mas é portuguesa, feita por boa gente, e ganhou o prémio do público no nosso LeiriaFilmFest em 2014. Querem mais motivos para carregar no play?

Título: Chico Malha
Realizador: Guilherme Gomes & Miguel Reis
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 9 Abril 2015)


Domain

Hallo Kinogänger! Ou, olá cinéfilos!

Confesso que tive de usar o Google Translator, mas teve de ser porque hoje temos uma curta-metragem falada em alemão, mas não entrem já em pânico, porque tem legendas em inglês.

Domain passa-se na segunda guerra mundial, e mostra que mesmo em tempo de guerra existem pessoas com coração. Metam o som alto e deixem-se envolver.
Até daqui a 15 dias!

PS: Esta curta vai abrir numa nova janela.

Título: Domain
Realizador: Jimmy F. Nabi
Ano: 2012

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 26 Março 2015)


Reverso

Olá pessoas interessadas em curtas-metragens!

Espero que já tenham colocado a vossa gravidade em dia, depois do festão que os Alien Squad nos proporcionaram sábado no Beat Club. Esta semana trago-vos a história de alguém que foi a essa festa e nunca mais ficou o mesmo.

Pela primeira vez no Tens 10 Minutos? temos uma animação, e esta vem directamente da escola francesa de efeitos especiais, L’École ArtFX. Trata-se de Reverso, um dos grandiosos trabalhos que todos os anos os alunos daquela escola produzem. É de estar atento, que dali saem apenas os melhores do mundo.

Esta é daquelas curtas que premeia aqueles que vêem os créditos até ao fim, e mais não digo.

Título: Reverso
Realizador: Kimberly Honma, Clément Lauricella e Arthur Seguin
Ano: 2012

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 12 Março 2015)


Inseparable

Olá amiguinhos! Esta semana foi semana de Óscares, e nada melhor do que trazer-vos uma curta-metragem relacionada com eles.

Benedict Cumberbatch diz-vos alguma coisa? Cumberbatch foi um dos nomeados para Melhor Actor pelo seu papel em O Jogo da Imitação, e tal como muitos actores, também ele foi dando umas cartas no cinema curto, até chegar onde chegou. Em 2007, o britânico Nick White realizou a curta Inseparable, e podemos ver que já nessa altura Cumberbatch revelava um grande potencial.

É a primeira vez que ocupo os dez minutos inteiros do nome desta rubrica, mas posso garantir-vos que vale bem a pena.

Título: Inseparable
Realizador: Nick White
Ano: 2007

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 26 Fevereiro 2015)


São Valentim

A pedido das famílias mais lamechas que nos lêem semanalmente, o Tens 10 Minutos? veio mais cedo nesta semana de São Valentim.
Se não tens nada fofinho para colocar no mural da tua cara-metade, nós damos-te uma ajudinha (mas não digas que vens daqui)!

Depois, como não queremos que arranjem as desculpas do costume – ah, porque é muito mainstream; ou ah, porque é muito hipster – vai uma curta de cada, só por causa das coisas. São pequenas e tudo!

O argumento é o mesmo – mas realizado por diferentes equipas – e com orçamentos bem distintos. Por um lado, temos Nuit Blanche, de uma equipa experiente dos filmes lá de Hollywood; por outro Glance, de uma equipa mais modesta de cinema independente.

Agora, basta-vos ver e partilhar a que mais gostarem com o/a vosso/a bebé, cutchi-cutchi, bomboca, torrãozinho; e até podem deixar uma dedicatória do tipo: Por ti até leio a Preguiça!


Título: Nuit Blanche
Realizador: Arev Manoukian
Ano: 2010

Título: Glance
Realizador: Conkerco
Ano: 2013

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 12 Fevereiro 2015)


Method Actor

Aqui na Preguiça o pessoal inova. Assim naquela, e se pensarmos a fundo, é tudo gente para lá de enérgica. Tanto que agora surge uma nova rubrica dedicada ao cinema curto e independente – que é, nada mais nada menos, o pão nosso de cada dia aqui do je, moi-même e essas coisas.

Resumindo e concluindo: de 15 em 15 noites – que esta malta publica sempre isto às tantas – perdes (ou ganhas) 10 minutos e vês uma curta-metragem em condições. (Oh pá, vamos falar a sério, 10 minutos é menos do que o tempo que o Fernando te leva a cravar um cigarro na Praça; portanto, não venhas com desculpas).

Então, desta feita, começando a falar a sério, e para estrear em grande: apresento uma obra que te vai toldar a mente – sem sequer perderes 10 minutos; porque são só três – Method Actor, do britânico Justin Stokes, é um monólogo arrepiante, com um actor do caraças, e um cenário e fotografia para lá de brilhante! Queres mais razões?

Título: Method Actor
Realizador: Justin Stokes
Ano: 2011

Texto de Bruno Carnide
(Publicado a 5 Fevereiro 2015)