Já falámos delas mais do que uma vez aqui, no pasquim mais sexy da world wide web, e hoje voltamos a falar porque vem aí o evento do ano no que à modalidade de roller derby diz respeito e são elas que estão à frente de toda a organização. Vem aí a primeira edição do Rollin’ Out West, dias 28 e 29 de Maio, no Parque Municipal de Exposições (FAE), Marinha Grande.

Black Rebel Roller Derby Club, as miúdas com mais atitude do planeta e arredores vão, finalmente, depois de dois anos a erguer uma equipa do zero, ter o seu primeiro jogo em nome próprio e, como o momento promete ficar para a história, elas não fizeram a coisa por menos e organizaram um evento dentro do próprio evento.

Vão ser dois dias sempre a rolar, com treinos de roller derby abertos a quem queira aventurar-se, jogos, aulas de skate e demonstrações a cargo da Lei Skate School e da Tribus Urbanas, programação da associação Os Vizinhos, concertos, DJ sets e, claro, comes e bebes, que é preciso dar combustível ao corpinho para aguentar a jarda.

Para quem não sabe, o roller derby “é um desporto de contacto, que se tornou maioritariamente um desporto feminino. É jogado cinco contra cinco, numa pista oval e na direcção contrária aos ponteiros do relógio. Tem duas partes de 30 minutos, que são divididas em jogos de dois minutos, a que chamamos jams e o objectivo é ganhar o máximo de pontos durante esses 60 minutos. Existem no jogo duas posições distintas, as blockers e as jammers. Existem também as pivots, que são blockers que ‘marcam’ o início dos jams”, explicou a atleta Marta Carreira em entrevista à Preguiça da primeira vez que falámos da modalidade. Quem quiser aprofundar conhecimentos pode ler o trabalho na íntegra aqui mesmo.

roller_derby1roller_derby2Desta vez estivemos à conversa com Dina Bastos, manager das Black Rebel Roller Derby Club, e também da Team Portugal (a selecção nacional do Roller Derby), que confessa haver nervosismo entre as jogadoras. Afinal são dois anos à espera de um jogo oficial. Vão receber a equipa B da liga do Porto, as Porto Beasts. Deu para perceber que a cabazada é quase certa, mas isso não as abala. “Estamos ansiosas por jogar”, diz Dina sobre o jogo marcado para as 16h30 de sábado, dia 28.

Se explicarmos que isto é malta que não tem uma federação nem um campeonato organizado, que anda nisto por completo amor à camisola e a pagar tudo do seu bolso, se calhar dá para entender que motivação é coisa que não lhes falta – e elas prometem dar tudo em campo. Mas cuidado que os equipamentos são novinhos em folha e têm de durar. É tudo “by the skaters, for the skaters”, diz o lema.

Entre as muitas actividades do programa, destaca-se também a exposição de fotografia que estará patente nos dois dias do Rollin’ Out West. Um trabalho documental, da autoria de Idalécio Francisco, que durante um ano acompanhou as Black Rebel nas mais variadas actividades, desde treinos a bootcamps, eventos e provas físicas. De cerca de 5000 fotografias tiradas foram selecionadas 56 que deram origem ao trabalho fotográfico com o nome “365 days on wheels”. É também o autor das imagens que ilustram este artigo.

Importa ainda dizer que um dos principais objectivos da organização é “divulgar a modalidade e alcançar visibilidade para a equipa de Leiria”, explica a manager Dina Bastos. Por isso, não se esqueçam de aparecer por lá. Levem a criançada para andar de skate, aventurem-se a calçar uns patins, levem também os avós para assistir e, quem sabe, chamar a ambulância.

ROLLIN’ OUT WEST – o programa ao detalhe
Sábado, 28 de Maio
10-12h: Treino aberto de Roller Derby
12-16h: Treino Team Portugal Roller Derby (selecção Nacional)
16h e intervalos: DJ Sawyer
• 16h30-18h: Jogo – Black Rebel Roller Derby Club Leiria x Porto Beasts
• Actividades de skate (aulas pela Lei Skate School e demonstrações pela crew da Tribos Urbanas) durante a manhã e tarde
• Actividades culturais durante a tarde e início da noite:
“365 days on wheels” – exposição fotográfica de Idalécio Francisco
• 18h: DJ Aquino
• 19h: concertos:
Hermosa Beach Punk Rock
Escumalha
Jack Limbo

Domingo, 29 de Maio 
• 10-14h: Treino Team Portugal Roller Derby (selecção Nacional)
• 14h e intervalos: DJ 99
• 14h30-18h30: Tuga Mash (Campeonato misto de Roller Derby)
• Actividades de skate (aulas pela Lei Skate School e demonstrações pela crew da Tribos Urbanas) durante a manhã e tarde
• “365 days on wheels” – exposição fotográfica de Idalécio Francisco

Bilhetes: 3 euros/dia