A Fade In – Associação de Acção Cultural – traz uma nova proposta de festival à cidade de Leiria, o Monitor 2016. Com sons mais vocacionados para o minimal wave e post-punk, este será um evento que irá acontecer na discoteca Beat Club, ao pé do estádio municipal, no sábado, 28 de Maio, com abertura de portas às 17h30.

São meia dúzia de bandas, cinco europeias e um projecto do Canadá, com predominância de propostas francesas.
A maratona começa com os primeiros três concertos, Xarah Dion, Luminance e Peine Perdue, que se realizam entre as 18 e as 21 horas. Segue-se um intervalo para retemperar forças e, a partir das 23 horas, a programação retoma a actividade com as propostas Tisiphone, Mensch e Madmoizel.

Este é um evento de características alternativas, como, aliás, esta associação cultural tem habituado a cidade, sendo que a maior parte das reservas – até à data deste artigo – são (ainda) maioritariamente de fora da região, tal como acontece com o Entremuralhas, o “festival gótico de Verão” que acontece no Castelo de Leiria.

Não se tratando de um evento para massas, o espaço parece ser o mais adequado: esta é também uma das características da Fade In, que passa por promover a cidade e trazer novos visitantes através da música, ao mesmo tempo que proporciona aos habitantes locais a oportunidade de assistir a novas tendências, num território com bastantes amantes de música por metro quadrado.

Célia Lopes, da Fade In, contou à Preguiça que quiseram fazer um festival de características electrónicas e dançáveis. “Temos uma paixão por um género musical que está presente num dos palcos do Festival Entremuralhas (a Igreja da Pena): o post-punk e o minimal wave. Estas sonoridades estão a rebentar na Europa e vão buscar referências ao punk e à new wave das décadas de 70 e 80. Como é apanágio da Fade In, este é mais um evento que vai marcar, pela diferença e singularidade”, contou a directora artística desta associação cultural.

Informações e reservas: https://fadeinaacultural.com/monitor/monitor-2016/
Bilhete: 20€ (compra antecipada) / 25€ (no próprio dia)
Venda antecipada de bilhetes: loja Alquimia (Rua Gago Coutinho, 22-24, Leiria)
Poderá reservar bilhetes através de transferência bancária. Solicite IBAN preenchendo o formulário no site do evento.

monitor_070316