Está mesmo aí à porta o período de férias com maior afluência em Portugal: o mês de Agosto, em que o país fica praticamente em modo pause. Dá-se uma migração para sul e para que essas férias corram bem, e para que não cheguem aos “algarves” e metam as mãos à cabeça porque se esqueceram de algum gadget fundamental, deixamos aqui uma pequena lista para vos aliviar o stress.

Carregador de Isqueiro – Tenham em atenção os amperes, denominados pela letra A e de preferência comprem com potência de 2A. Estes sempre carregam mais rápido, e quem tenha iPads, também os consegue carregar (já que estes só carregam com 2A).

Powerbank – Se não andarem com o carro “às costas” de forma a poderem carregar os gadgets com o carregador de isqueiro, o melhor é adquirirem um powerbank. Mas não vos aconselho os chinocas dos mais baratos. É o mesmo que ficarem pendurados e andar com um peso extra sem necessidade. Os powerbanks são daqueles acessórios que quanto mais caros, melhores. Quanto mais poupam, mais pendurados ficam. Carga aconselhada a comprar: 16000 mAh.

Cabos extra: os cabos de carregamento são como os elásticos de cabelo das mulheres (ou guedelhudos). Nunca se encontram e nunca são demais. O melhor é ter no mínimo mais um cabo; ou no carro ou na vossa mala; o ideal são mesmo 2 cabos extra.

Bolsa à prova de água para o telemóvel – Para “tentarem” tirar uma fotos jeitosas na piscina, no mar, no lago ou mesmo na banheira e tentarem obter aqueles momentos familiares inesquecíveis. O ideal são as capas estanque, mas estas são mais raras de encontrar e a preços mais avantajados.

Selfie Stick – Ainda se usa? Ainda é moda? Bem… é como acharem melhor… se gostam de andar com o pau na mão e tirarem umas fotos de ângulos diferentes e da vossa cara laroca, não se esqueçam deste acessório.

Cartões de memória extra – Para quem usa máquinas fotográficas, o botão de disparar em modo férias está quase sempre pressionado – é meio caminho andado para o encherem rapidamente. Ter atenção e comprar SD cards de Class 10 – são mais rápidos, para que a máquina possa gravar as fotos no cartão e liberte o buffer e possa estar apta a tirar mais fotos rapidamente.

A nível de software para os vossos telemóveis, aconselho algumas apps:

Google Photos – Se chegarem ao momento em que o vosso telemóvel ficou sem espaço, este conselho já vai tarde; portanto, previnam-se. O Google Photos permite que sejam efectuadas cópias de segurança das vossas fotos do telemóvel para a vossa conta do Google (se não têm, tivessem). Depois do dispositivo encher abram a aplicação (ou vão abrindo durante as férias) para que esta possa ir copiando as fotos para a vossa conta. Depois, podem ir apagando do dispositivo e assim ganhar novamente espaço. Cuidado, leiam as pequenas instruções para não deixarem apagar as fotos na vossa conta quando as apagam do vosso dispositivo.

Snapseed – Se gostam de dar uns toques nas fotos antes de as meter nas redes sociais ou para mostrar os netos aos avós com “melhor aspecto” para disfarçar os escaldões do sol, instalem este aplicativo. Dá para cortar, ajustar cores, ângulos, etc…

WiFi Map – Esta aplicação serve para que vos seja disponibilizada a senha de acesso WiFi dos locais “públicos” por onde param – cafés, restaurantes, esplanadas, etc. Raro é o sítio que não esteja lá a password. O programa usa o vosso GPS e WiFi para detectar o local mais próximo onde estão e mostra-vos uma lista de redes nas redondezas que já tenham sido inseridas por membros da comunidade e senhas das mesmas.

Para quem vai para o estrangeiro, tenham cuidado com o roaming, nomeadamente de dados móveis. No último dia 17 de Junho, as regras da Anacom mudaram pondo “fim ao roaming”. Não leram foi as letras pequenas. A nível de voz e SMS, as coisas até podem ter melhorado um pouco, agora, a nível de dados, contactem os vossos operadores porque o roaming de dados no estrangeiro agora é pago a peso de ouro. Não digam que os preguiçosos aqui da tasca não vos avisaram.

Agora vão… vão preparar as malas e ponham-se a andar. Boas férias; bonnes vacances; good vacation…

PS – ah, e já agora… Para quem já não consegue ouvir os putos a dizer que em vez de praia querem ir apanhar pokémons, mostrem-lhes esta foto…. ele ainda aí!!!

Au revoir!!!!