O Instagram da Preguiça: @sfabiao

Esta semana o Instagram da Preguiça volta às meninas e convida-vos a conhecer a galeria da @sfabiao, na qual o dia à dia da Sara se vai aliando ora ao seu lado sonhador ora ao seu lado melancólico. Vejam e leiam o que ela quis partilhar connosco:

“Tudo pode desencadear um clique. Um cheiro, uma sombra, uma música, um filme, uma pessoa”

O que te inspira a fotografar e como seleccionas o que publicas no Instagram?
A inspiração, vai e vem, conforme os dias… O meu humor define muito a minha visão. Nos dias em que me sinto inspirada, vejo o mundo que me rodeia de forma diferente, e tudo pode desencadear um clique. Um cheiro, uma sombra, uma música, um filme, uma pessoa. Acabo por publicar aquelas imagens que sinto que reflectem a minha visão, os meus sentimentos…

Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Se tivesses que descrever a tua galeria em 3 palavras quais escolherias?
A minha galeria reflecte o que sou e sinto. Melancólica. Sonhadora. Descomplicada.

Dá-nos a conhecer um instagramer português que aprecies.
O @brunocunhagoncalves, que trabalha o preto e branco e as sombras de uma forma que considero muito bonita.

Edição de @carlaoliveirasousa
(Publicado a 26 Março 2015)

Esta semana o Instagram da Preguiça sugere-te uma visita mais cuidada à galeria de @lemleite, um arquitecto açoriano residente no Porto que encontra no Instagram um espaço de linguagem gráfica e de exploração artística. Lê o que o Luís partilhou connosco e atreve-te a conhecer o seu feed. Não te vais arrepender.

“Diria que a minha galeria é urbana, geométrica e por vezes lúdica”

O que te inspira a fotografar e como seleccionas o que publicas no Instagram?
Como a minha galeria no Instagram é composta apenas com fotografia móvel e ando sempre com o telefone no bolso, fotografo tudo o que me chama a atenção, sobretudo ao caminhar pela cidade (desde uma cor, uma situação particular, um conjunto de elementos urbanos com intensidade gráfica, edifícios, pessoas, etc.). Este tipo de foto de rua é o predominante, mas depois também lá aparecem umas fotos onde tendo reproduzir algumas manias de instagramers que admiro (sempre devidamente creditados). Há uns desafios de fim-de-semana do Instagram, há selfies e retratos “censurados”, até há sombras que teimam habitar cidades invisíveis #lemleite_theinvisiblecity. A selecção para a publicação prende-se sobretudo com a composição do quadrado (manias de formação profissional). Também desde muito cedo que na minha utilização do Instagram decidi apenas publicar com o enquadramento quadrado, pelo facto de preencher todo o espaço disponível – que é reduzido num ecrã de um smartphone – e por uniformidade visual da grelha da galeria de imagens.

Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Se tivesses que descrever a tua galeria em 3 palavras quais escolherias?
Tenho sempre dificuldade em sintetizar a colecção de imagens que vou acumulando. Diria que a galeria é: urbana, geométrica e (por vezes) lúdica (no sentido do jogo – entre os componentes da imagem, com o título, ou com “tipos” de fotografia correntes na comunidade IG).

Dá-nos a conhecer um Instagramer português que aprecies e que esteja ainda a iniciar os seus passos no Instagram.
Apesar de ser difícil a escolha, sugiro o @ricardoalbucardoso.

Edição de @carlaoliveriasousa
(Publicado a 19 Março 2015)

Esta semana o Instagram da Preguiça deixa-vos um convite para a galeria da @joana_camilo, uma açoreana apaixonada pelos detalhes e pela emoção do seu dia à dia. Demos-lhe a palavra para que nos confidenciasse o que a move quando fotografa.

“Quando fotografo no instagram pretendo mostrar o que vejo e sinto”

O que te inspira a fotografar?
Eu acho que tudo o que nos rodeia são fontes de inspiração, depende do estado psicológico do dia e como vemos estas mesmas coisas. Num dia vejo algo que me desperta a atenção, se calhar no dia seguinte já não. Quando fotografo no instagram pretendo mostrar o que vejo e sinto a quem por ali passa.

Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Se tivesses que descrever a tua galeria em 3 palavras quais escolherias?
Paixão; quotidiano; instantâneo.

Deixa-nos uma sugestão para acompanharmos.
Sugiro alguém que ainda está a descobrir as maravilhas do instagram @moniquemoniquices.

Edição de @carlaoliveirasousa
(Publicado a 12 Março 2015)

Fevereiro tem 28 dias, mas vocês multiplicaram-se em generosidade! Quase 10.500 partilhas na #preguicamagazine! Hoje é dia de comemorar em colectivo! Gratos pelas vossas fotos na nossa tag preguiçosa! Aqui vos deixamos Fevereiro em revista.

Editora @carlaoliveirasousa
(Publicado a 5 Março 2015)

Esta semana O Instagram da Preguiça faz uma visita à galeria de cadência vintage do @zeozor, um instagramer português de Espinho. O José falou connosco sobre o que o inspira e como partilha o seu olhar.

“Acho que sempre vi a beleza que me circunda, mas não a captava”

O que te inspira a fotografar?
Não sei responder. Acho que sempre vi a beleza que me circunda, mas não a captava. Quando o Instrag.am apareceu na minha vida, há pouco mais de um ano, comecei a registar momentos, sítios, coisas que me saltam à vista, que me despertam. Além de uma dezena de excelentes instagramers, acho que, ao fim e ao cabo, acabam por ser as pics que vou tirando que me vão inspirando para as próximas. Como publico pequenas sequências de três pics, acontece-me ter uma pic de determinado motivo à espera de mais duas… E assim sucessivamente. Também gosto de, por vezes, fazer três pics diferentes sem, praticamente, mexer os pés do chão. Acho que tenho meia dúzia de sets assim.

Três palavras para descrever a tua galeria.
Heterogénea como gosto (três palavras). Não me ocorre mais nada.

Deixa-nos uma sugestão.
O grande @disparado.

Edição de @carlaoliveirasousa
(Publicado a 26 Fevereiro 2015)

A livraria Arquivo Bens Culturais promoveu durante o mês de Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015 o seu primeiro concurso no Instagram, onde os livros, as palavras e as imagens se cruzaram em simbiose perfeita.

Mais de 550 partilhas na tag #conhecoaspalavraspelodorso depois, o júri escolheu para vencedora uma foto do Bruno Mourinha (@bmourinha) e duas menções honrosas, para Helena Serrador (@helena_serrador) e Liliana Silva (@_lilianasilva_).

O Instagram da Preguiça deixa-vos esta semana uma selecção de algumas das fotos partilhadas na tag pelo vencedor e pelas menções honrosas, congratulando todos!

Edição de @carlaoliveirasousa
(Publicado a 19 Fevereiro 2015)

Esta semana o Instagram da Preguiça convida-vos a conhecer a galeria de traço minimalista e tons suaves da @ana_gil_. Eis o que inspira esta designer portuguesa e como nos mostra o seu olhar cuidado e harmonioso.

“A minha galeria é subtil e harmoniosa”

O que te inspira a fotografar?
É um processo natural: descobrir, analisar, registar. Essencialmente pormenores, conseguem sempre despertar-me a atenção. Edito as fotos tendo sempre em conta a composição e selecciono-as de modo a manter a harmonia que gosto de transmitir na minha galeria.

Três palavras para descrever a tua galeria.
Subtil, harmoniosa e cuidada.

Deixa-nos uma sugestão.
Descobri há pouco tempo o @hugo.carvalhal.

Edição de @carlaoliveirasousa
(Publicado a 12 Fevereiro 2015)

Esta semana o Instagram da Preguiça sugere uma visita à galeria inspiradora de @jngomes, onde este arquitecto de Espinho colecciona instantâneos do seu dia-a-dia. A #preguicamagazine deu-lhe a palavra. Eis o que o nos disse sobre a sua inspiração e a forma como partilha o que vê.

“Sou um instapuro”

O que te inspira a fotografar e como selecionas o que publicas no Instagram?
Não há nenhum padrão pré definido para as minhas fotografias. São imagens dispersas que dia-a-dia vão aparecendo naturalmente. Salvo raríssimas excepções, a publicação é praticamente imediata. O tempo de olhar para ela, pequenos ajustes e publico. Todas as fotos são tiradas pelo telemóvel e directamente a partir do Instagram. Sou um “Instapuro”.

Dizem que uma imagem vale por mil palavras. Se tivesses que descrever a tua galeria em 3 palavras quais escolherias?
Contrastes, cores, texturas.

Deixa-nos uma sugestão a acompanhar.
Sugiro a @MARELITCA.

Edição de @carlaoliveirasousa
(Publicado a 5 Fevereiro 2015)

Participa nesta secção com a tag
#preguicamagazine

A Preguiça Magazine foi de férias, mas eis que teve surpresas no virar do ano e encontrou entre as suas mais de 8000 partilhas na tag #preguicamagazine estes magníficos postais de Bom Ano Novo! Feliz 2015 a todos – ainda se pode dizer, não pode?? – e continuem a partilhar os vossos olhares connosco!
Edição de @carlaoliveirasousa
(Publicado a 29 Janeiro 2015)

Próximas galerias

1 comment

  • Maria Olívia Santos

    Gosto e sigo o trabalho do @lemleite e por isso foi um prazer redobrado estar aqui a ver e a ler o artigo. E os meus parabéns à Carla Sousa que é efectivamente uma criativa e uma empreendedora que nos ajuda a mostrar o nosso olhar. Beijinhos aos dois

Deixar uma resposta